Repositório Digital

A- A A+

Leitura no ateliê : crianças e práticas do ler na pintura artística brasileira (1890 – 1940)

.

Leitura no ateliê : crianças e práticas do ler na pintura artística brasileira (1890 – 1940)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Leitura no ateliê : crianças e práticas do ler na pintura artística brasileira (1890 – 1940)
Autor Paliarini, Viviane
Orientador Stephanou, Maria
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Criança
Educação artística
História da educação
Leitura
Resumo Crianças e suas práticas de leitura representadas na pintura artística brasileira é o tema central dessa dissertação, que se detém na apreciação de representações diversas das experiências de crianças em torno do ler, manifestas nas produções artísticas entre os anos de 1890 e 1940. A investigação inscrita no campo da História da Educação, discute primeiramente as possibilidades de pesquisa histórica a partir de documentos visuais, especificamente a pintura artística, com vistas à compreensão da imagem como produção cultural de um tempo, atravessada por intencionalidades e sensibilidades. As imagens são tomadas como indícios históricos de uma prática que raramente deixa vestígios, a leitura. São elas representações de um tempo e não as práticas em si mesmas, operam por regimes de verossimilhança. Por isso, as práticas de leitura de crianças no Brasil são buscadas nos registros da pintura artística brasileira produzidas entre os anos de 1890 e 1940. A pesquisa junto a catálogos de exposições e acervos virtuais de museus e fundações de arte possibilitou a composição do corpus documental constituído por 33 (trinta e três) obras. A análise deste conjunto destacou os modos de ler representados em distintos espaços de sociabilidades da vida cotidiana em que as crianças se fazem presentes. A estratégia analítica do estudo está fundamentada na história cultural e inscreve-se no âmbito dos estudos da história da cultura escrita, busca compreender os lugares, os modos, os usos e as relações que se estabelecem em torno do ler de crianças em suas relações cotidianas. Para a construção desta pesquisa, são utilizados os estudos de Burke, Chartier, Manguel, Pesavento, entre outros autores que contribuem na análise desta dissertação.
Resumen Los niños y sus prácticas de lectura representadas en la pintura artística brasileña son el tema central de esta tesina que se dedica a la apreciación de distintas representaciones de las experiencias de los niños en el acto de leer, manifestadas en producciones artísticas de entre los años de 1890 y 1940. La investigación, que se insiere en el campo de la Historia de la Educación, discute primeramente las posibilidades de investigación histórica a partir de documentos visuales, en el caso específico la pintura artística, con vistas a la comprensión de la imagen como producción cultural de un tiempo, cruzada por intencionalidades y sensibilidades. Se toman las imágenes como indicios históricos de una práctica que raramente deja huellas, la lectura. Son esas imágenes representaciones de un tiempo y no las prácticas en sí mismas y operan por regímenes de verosimilitud. Por ello, se buscan las prácticas de lectura de los niños en Brasil en los registros de la pintura artística brasileña producida entre los años 1890 y 1940. El estudio de los catálogos de exposiciones y acervos virtuales de museos y fundaciones de arte ha posibilitado la composición de un corpus documental constituido por 33 (treinta y tres) obras. El análisis de este conjunto destacó los modos de leer representados en distintos espacios de sociabilidades de la vida cotidiana en los que los niños se hacen presentes. La estrategia de análisis del estudio se basó en la historia cultural y se insiere en el ámbito de los estudios de la historia de la cultura escrita, buscando comprender los lugares, los modos, los usos y las relaciones que se establecen alrededor del acto de leer de los niños en sus relaciones cotidianas. Para la realización la investigación se utilizan como referencia los estudios de Burke, Chartier, Manguel, Pesavento, además de otros autores que contribuyen al análisis presente en esta tesina.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/139092
Arquivos Descrição Formato
000989399.pdf (3.641Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.