Repositório Digital

A- A A+

A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015

.

A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A tabela periódica a partir de uma abordagem contextual nos livros didáticos de química do PNDL 2015
Autor Morawski, Franciele de Matos
Orientador Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Livro didático : Análise
Tabela periodica
Resumo O presente trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Química constituintes do Programa Nacional do Livro Didático 2015 a partir de diferentes tipos de abordagem contextual. Utilizou-se como metodologia de análise a pesquisa documental, de acordo com embasamentos teóricos apresentados na revisão bibliográfica. Para construção do trabalho buscou-se analisar o panorama da utilização de livros didáticos de Química no Brasil, bem como sua evolução. Através de referenciais teóricos, buscou-se discutir as conceituações encontradas na literatura sobre a importância da contextualização e os diferentes tipos de abordagem contextual. Como instrumento de análise foi utilizado um questionário disponibilizado pelo Ministério da Educação para avaliação de livros didáticos e realizou-se a análise descritiva de cada capítulo referente ao objeto de estudo, evidenciando a presença de diferentes contextos como histórico, ambiental, tecnológico, científico e cotidiano. Os resultados indicaram que os livros didáticos de Química adotados pelo PNLD 2015 apresentam algumas abordagens metodológicas contextuais, porém ainda observam-se com freqüência atividades configuradas de acordo com o modelo tradicional de ensino.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139104
Arquivos Descrição Formato
000989012.pdf (906.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.