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Gestão democrática : uma visão de duas escolas do município de Porto Alegre

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Gestão democrática : uma visão de duas escolas do município de Porto Alegre

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Título Gestão democrática : uma visão de duas escolas do município de Porto Alegre
Autor Cerentine, Andrele Vieira
Orientador Gandin, Luís Armando
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Escola cidadã
Gestão democrática
Resumo Este trabalho de conclusão de curso consiste em investigação exploratória acerca da gestão de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Porto Alegre. O trabalho analisa a organização da gestão escolar, especialmente no que diz respeito ao seu desempenho democrático, tendo por base a legislação federal e municipal. Em seguida, avalia a situação da gestão depois do projeto "Escola Cidadã", implementado pela Administração Popular entre os anos de 1989 e 2004, levando em consideração que, depois desse período, nenhuma outra proposta político-educacional foi apresentada para as escolas municipais de Porto Alegre. Foram entrevistados diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores educacionais de ambas escolas pesquisadas. Como metodologia de pesquisa qualitativa, lancei mão de observações diretas, de entrevistas semi-estruturadas, levantamento bibliográfico e, em geral, de uma abordagem com inspiração etnográfica. Esta pesquisa se vale do aporte teórico dos seguintes autores: Carlos Roberto Jamil Cury (2007), Luís Armando Gandin (2002), Neusa Chaves Batista (2013), José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabra Toschi (2012), Michael Apple (2006), Elizabeth M. de Albuquerque (2012), Naura Syria Carapeto Ferreira (2009), Márcia Angela da S. Aguiar (2011), Luciani Paz Comerlatto e Vera Maria Vidal Peroni (2014) e Marilena Chaui (2008). A pesquisa realizada permitiu concluir que para uma escola ser democrática seus gestores precisam ter consciência do que é democracia e para que isso ocorra, é desejável que todos os integrantes da equipe diretiva tenham formação específica para atuarem nos cargos. Além de notar que a ausência de um projeto político-pedagógico efetivo, tende a desestabilizar os processos que consolidam a Gestão Democrática nas escolas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139318
Arquivos Descrição Formato
000990045.pdf (400.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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