Repositório Digital

A- A A+

Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula

.

Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Docência compartilhada na educação infantil : para além da sala de aula
Autor Silva, Monique Pensky da
Orientador Hickmann, Roseli Inês
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Formação docente
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar e compreender como se dá o processo de construção da Docência Compartilhada entre professoras que atuam na Educação infantil, para além do tempo e espaço da sala de aula, numa instituição pública de Porto Alegre/RS. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, centrada em observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras da referida instituição de duas turmas da Educação Infantil. A fundamentação teórica utilizada no presente estudo teve como base os autores que discutem a Docência Compartilhada e as políticas e práticas inclusivas como - BEYER (2005 e 2006), FERNANDES e TITON (2008), TRAVERSINI, XAVIER, RODRIGUES, DALLA ZEN e SOUZA (2012) e HICKMANN E DALLA ZEN (2013). Como o foco da pesquisa incluiu a docência na Educação Infantil, busquei ampliar e transpor o conceito de Docência Compartilhada para o campo de interesse. No decorrer da pesquisa foram evidenciados três eixos de análises relacionados aos saberes das professoras embasadas nas autoras MONTALVÃO e MIZUKAMI (2002) sendo eles – Saberes curriculares, Saberes da experiência e Saberes da formação profissional. Pude constatar durante este estudo que a Docência Compartilhada não contempla a hierarquização em termos de quem detém os saberes; ou seja, as professoras estão em permanente processo de construção e reconstrução de seus saberes e certezas, compartilhando com seus pares, trocando, refletindo e construindo novos saberes. Desta forma, possibilitam a viabilização de experiências didático-pedagógicas mais ricas, desafiadoras, instigantes e de qualidade para os/as alunos/as e também para si na constituição de sua docência.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139324
Arquivos Descrição Formato
000990014.pdf (392.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.