Repositório Digital

A- A A+

Aprendizagem, educação e saúde : o que as professoras têm a dizer sobre isso?

.

Aprendizagem, educação e saúde : o que as professoras têm a dizer sobre isso?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aprendizagem, educação e saúde : o que as professoras têm a dizer sobre isso?
Autor Marques, Renata da Silva
Orientador Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem
Saúde
Resumo Este trabalho problematiza as relações entre aprendizagem, educação e saúde na perspectiva de professoras, buscando abordar o que as docentes têm a dizer sobre isso. A questão orientadora foi: “Como professoras percebem o aprender e suas relações com a saúde?” Seus objetivos: perceber as concepções dos professores sobre o bom e mau aluno, as possibilidades de sala de aula e a relação família e escola na aprendizagem; e, discutir as relações entre saúde e educação e suas relações com o aprender. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas com três professoras e, além disso, foi realizada a distribuição de um questionário com professoras. Tanto as entrevistadas quanto as que responderam o questionário lecionam na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O campo da pesquisa se caracteriza por uma escola pública estadual e uma escola privada, localizadas em Porto Alegre/RS. Como referencial básico deste trabalho: Maria Aparecida Moysés ao ser fonte inspiradora inclusive das perguntas que formaram o questionário realizado. A autora trata, dentre outros assuntos, dos distúrbios de aprendizagem. As análises apontam a família como peça fundamental para o processo de aprendizagem dos educandos. As famílias, quando aliadas à escola e à outros profissionais da área da saúde, tendem a servirem como um alicerce para os alunos. Esta pesquisa em suas considerações apresenta a realidade na qual os professores estão inseridos, mostrando quais desafios eles devem superar e apoiados em quem. No caso desta pesquisa vimos que a visão do professor é que aja uma união entre escola, família e saúde durante o processo de aprendizagem dos educandos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139571
Arquivos Descrição Formato
000990546.pdf (195.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.