Repositório Digital

A- A A+

Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet

.

Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
Autor Lanzer, Cristiane Scharlau
Orientador Klering, Luis Roque
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual
Ensino à distância
Marketing bancario
Resumo Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecida a opinião dos alunos em relação à sua dedicação e ao seu aprendizado e após, com a coleta de dados secundários, os dados colhidos foram relacionados com as notas obtidas na prática por duas turmas de alunos. Ao final da análise, foi possível concluir que o aluno que se dedica ao curso, participando das atividades propostas, tem um aprendizado alcançado de forma mais fácil e de qualidade muito superior. Assim sendo, a participação deve ser acompanhada e avaliada pelas Instituições de Ensino, através de mecanismos que facilitem o aprendizado e auxiliem o aluno na busca e na manutenção da motivação de aprender. Esse resultado é importante para que haja uma reflexão, por parte de alunos e instituições de ensino, sobre a metodologia aplicada atualmente em relação à inclusão de notas de participação nos conceitos, até porque, o número de alunos no ensino à distância tem aumentado significativamente, e é possível, inclusive, que ultrapasse o do ensino tradicional.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/13961
Arquivos Descrição Formato
000649668.pdf (608.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.