![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/13961
Título | Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet |
Autor |
Lanzer, Cristiane Scharlau
|
Orientador |
Klering, Luis Roque
|
Data | 2007 |
Nível | Especialização |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil. |
Assunto |
Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem organizacional Aprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtual Ensino à distância Marketing bancario |
Resumo | Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecida a opinião dos alunos em relação à sua dedicação e ao seu aprendizado e após, com a coleta de dados secundários, os dados colhidos foram relacionados com as notas obtidas na prática por duas turmas de alunos. Ao final da análise, foi possível concluir que o aluno que se dedica ao curso, participando das atividades propostas, tem um aprendizado alcançado de forma mais fácil e de qualidade muito superior. Assim sendo, a participação deve ser acompanhada e avaliada pelas Instituições de Ensino, através de mecanismos que facilitem o aprendizado e auxiliem o aluno na busca e na manutenção da motivação de aprender. Esse resultado é importante para que haja uma reflexão, por parte de alunos e instituições de ensino, sobre a metodologia aplicada atualmente em relação à inclusão de notas de participação nos conceitos, até porque, o número de alunos no ensino à distância tem aumentado significativamente, e é possível, inclusive, que ultrapasse o do ensino tradicional. |
Tipo | Trabalho de conclusão de especialização |
URI | http://hdl.handle.net/10183/13961 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000649668.pdf (608.4Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License