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A busca pelo(s) motivo(s) da baixa utilização do aplicativo Gerenciador Financeiro pelos clientes empresariais : um estudo de caso na agência do Banco do Brasil de Rio Pardo (RS)

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A busca pelo(s) motivo(s) da baixa utilização do aplicativo Gerenciador Financeiro pelos clientes empresariais : um estudo de caso na agência do Banco do Brasil de Rio Pardo (RS)

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Título A busca pelo(s) motivo(s) da baixa utilização do aplicativo Gerenciador Financeiro pelos clientes empresariais : um estudo de caso na agência do Banco do Brasil de Rio Pardo (RS)
Autor Baisch, Eder Schmidt
Orientador Janissek-Muniz, Raquel
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Automação bancária
Banco do Brasil.
Comércio eletrônico
Inovação tecnológica
Internet
Marketing de serviços
Sistemas de informação
Tecnologia da informação
Resumo O crescimento da economia e a rapidez do avanço tecnológico, em curto espaço de tempo, estão modificando o conceito de atendimento aos clientes do sistema bancário. A concorrência entre as instituições financeiras está cada vez mais acirrada. Os bancos estão otimizando a Internet como canal de relacionamento, distribuição e prospecção de negócios. Diante do exposto, o referido trabalho apresenta como objetivo principal a identificação de fatores que levam as empresas a pouco utilizarem e/ou não utilizarem o serviço do aplicativo corporativo (gerenciador financeiro), propondo ações para melhorar o índice de eficiência na agência do Banco do Brasil de Rio Pardo (RS). Como base para a análise, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada a aplicação de questionários em 30 empresas clientes da agência, usuários e não usuários do aplicativo, representativas de uma amostra da população de interesse, de um total de aproximadamente 100 empresas. O resultado apresentado mostra que apesar de grande parte das empresas possuírem computador em seus escritórios, estas não utilizam o aplicativo por motivos de preferência por outros canais (barreira cultural) e “fuga” da cobrança da CPMF, mostrando a necessidade de ações que mostrem a vantagem para o cliente na utilização do gerenciador financeiro.
Abstract The development of economy and the quickness of the technology advance, in a little time, are changing the concept of attendance to the customers of the banking system. The competition between financial establishment is each day more disputed. The banks are optimizing the Internet like a proximity waterway, distribution and enlargement of business. According with the exposed, the report introduce as principal purpose the identification of factors that makes the companies to use or not to use the applicatory service of the corporative one (gerenciador financier), proposing actions to improve the efficiency’ rate in the agency of Bank of Brazil from Rio Pardo (RS). For the analysis, besides bibliographical research, it was realized the application of questionnaire in 30 companies that are clients from de agency, users or not users of application, representing one part of population, from a totality of approximated 100 companies. The present result, introduce that in spite of most companies has computer in their offices, they are don’t use the applicatory because they prefer others waterway (culture limit) and for don’t pay the CPMF, indicating the necessity of actions that indicate advantage for the client to use of the financial gerenciador.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14000
Arquivos Descrição Formato
000649730.pdf (648.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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