Repositório Digital

A- A A+

Práticas sustentáveis aplicadas ao setor da construção civil: um estudo sobre as percepções dos arquitetos

.

Práticas sustentáveis aplicadas ao setor da construção civil: um estudo sobre as percepções dos arquitetos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas sustentáveis aplicadas ao setor da construção civil: um estudo sobre as percepções dos arquitetos
Autor Cavalli, Milena
Orientador Barcellos, Marcia Dutra de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Marketing - Turma 2013.
Assunto Marketing
Sustentabilidade
Resumo Em tempo de crises hídrica e energética, e eventos climáticos extremos, percebe-se em alguns setores da sociedade a crescente preocupação quando aos impactos que o aumento dos níveis de consumo e das atividades econômicas causam ao meio ambiente. Destas emerge o tema sustentabilidade que promove debates e ações que possam garantir o atendimento das necessidades das futuras gerações. Paradoxalmente o Setor da Construção Civil, que é destaque como um dos principais setores econômicos do país, é conhecido pelo alto impacto causado por suas atividades. Apesar disto, já é possível encontrar iniciativas que buscam implantar práticas sustentáveis aos processos da Cadeia da Construção. Este artigo trata das percepções dos arquitetos, um dos principais atores desta cadeia, responsável por influenciar as decisões dos clientes. Foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de questionário que buscou compreender como é a percepção destes profissionais em relação às práticas sustentáveis aplicadas aos processos da Construção Civil. Sob este aspecto, demonstrou-se que estes estão sensíveis às implicações das suas atividades ao meio ambiente, mas há uma lacuna entre as práticas possíveis e as que estão sendo empregadas, causada principalmente, pelos altos custos agregados, pela desinformação e despreparo dos diversos profissionais que participam da Cadeia da Construção, evidenciando a necessidade da educação voltada à sustentabilidade na formação destes e o estreitamento das relações entre profissionais e o mercado fornecedor de materiais de construção.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/140130
Arquivos Descrição Formato
000991016.pdf (494.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.