Repositório Digital

A- A A+

Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011

.

Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexões sobre os cursos de licenciatura em química do Rio Grande do Sul : elementos do Enade de 2011
Outro título Reflections on the chemistry teacher training programs in Rio Grande do Sul : the elements of enade 2011
Autor Fonseca, Carlos Ventura
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Resumo Muitas pesquisas contemporâneas têm apontado os problemas dos Cursos de Licenciatura em Química, principalmente aqueles ocasionados pelo desequilíbrio na articulação entre os componentes teóricos e os componentes práticos das estruturas curriculares dos cursos. Neste trabalho, realizamos um movimento exploratório de pesquisa sobre os dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2011, centrado na análise documental, que buscou caracterizar o perfil geral dos Cursos de Licenciatura em Química no Rio Grande do Sul. As evidências mostraram que os estudantes são majoritariamente oriundos de escolas públicas, tendo renda familiar de até 3 salários mínimos. Os extratos analíticos também revelaram que, apesar de a maior parte dos cursos ter obtido conceitos satisfatórios no exame, houve críticas dos estudantes dirigidas à falta de integração entre as disciplinas presentes nas estruturas curriculares e à fragilidade da preparação profissional, decorrente dessa característica.
Abstract Many contemporary researches have pointed to the problems tied to Chemistry Teacher Training Programs, particularly those caused by the imbalance in the relationship between the theoretical and practical components in their curriculum framework. In this paper, we propose exploratory research on data from the National Survey of Student Performance 2011, focused on documentary analysis, which aimed to characterize the general profile of the Chemistry Teacher Training Programs in Rio Grande do Sul, Brazil. Results showed that students are mostly from public schools, with family income up to 3 minimum wages. Analytic extracts also revealed that although most of the programs have obtained satisfactory scores in that exam, there was criticism directed by students to the lack of integration between disciplines presented in the curriculum frameworks and the weakness of professional preparation which arises from this feature.
Contido em Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (2015), 18 p.
Assunto Currículo
Curso de Química
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Formação de professores
Licenciatura
[en] Chemistry education
[en] Curriculum
[en] ENADE
[en] Teacher training
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/140202
Arquivos Descrição Formato
000982833.pdf (647.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.