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Financiamento da educação no Brasil : 10% do PIB é um valor elevado?

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Financiamento da educação no Brasil : 10% do PIB é um valor elevado?

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Título Financiamento da educação no Brasil : 10% do PIB é um valor elevado?
Autor Lambrecht, Schadia Pereira
Orientador Comim, Flavio Vasconcellos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] Education
[en] Investment in education
[en] National education plan
[en] Quality of education
Resumo O presente trabalho se propõe a aprofundar discussões referentes ao aumento de recursos destinados à educação brasileira. Para este fim, no primeiro capítulo foram feitas apresentações contextuais das contribuições de Hanushek e Woessmann, que demonstram em seus estudos a falta de relação causal existente entre aumento de gastos no setor educacional e maior desempenho dos alunos em testes padronizados. A busca por entender opiniões opostas ao aumento de gastos no cenário do país levou a realização de verificação da evolução das políticas de financiamento educacional no Brasil no período de 1988 até 2014. Logo após foram realizadas comparações entre dados detalhados de três argumentos que foram considerados relevantes para a discussão. Por fim, foram encontradas poucas evidencias que possibilitassem comprovar a adequação dos argumentos para o cenário brasileiro.
Abstract The present study aims to deepen discussions regarding the increase of resources for Brazilian education. For this purpose, in the first chapter were made contextual presentation of the contributions of Hanushek and Woessmann, demonstrating in their studies to non existence of relationship between increased spending in the education sector and higher student performance on standardized tests. The search to understanding opposing views to increased spending in the country scenario led to conduct verification of the evolution of educational financing policy in Brazil from 1988 until 2014. Right after comparisons were made detailed data from three arguments that were considered relevant for discussion. Finally, they found little evidence that would enable to prove the suitability of the arguments to the Brazilian context.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140380
Arquivos Descrição Formato
000987088.pdf (689.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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