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Gestão ambiental e o consumo de papel na agência do Banco do Brasil em Lages (SC)

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Gestão ambiental e o consumo de papel na agência do Banco do Brasil em Lages (SC)

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Título Gestão ambiental e o consumo de papel na agência do Banco do Brasil em Lages (SC)
Autor Cunha, Lúcia Inês Barboza Foscaches da
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Desenvolvimento sustentável
Gestão ambiental
Responsabilidade ambiental
Responsabilidade social
Resumo A redução de despesas está associada à gestão administrativa e contábil com foco no resultado imediato. A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da administração amplia todo o conceito de administração. Administradores e empresários introduziram em suas empresas, programas de reciclagem, medidas para poupar energia e outras inovações tecnológicas. A nova consciência ambiental, surgida das transformações que ocorreram nas décadas de 60 e 70, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem moderno. A preservação do meio ambiente tornouse um dos fatores de maior influência na década de 90, com grande penetração de mercado. As empresas começaram a apresentar soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável sem prejudicar a lucratividade de seus negócios. O Banco do Brasil, por meio do Programa Nacional de Racionalização de Impressão (Pronari) adotou medidas que permitirão uma redução no consumo de papel, mas fazse necessário a mobilização e a consciência ecológica de seus funcionários. Pequenas mudanças de hábitos geradas por intermédio do maior acesso à informação e demonstrativo de resultados, contribuirão para a redução de custos, qualidade de vida e consequentemente, lucratividade da empresa e dos funcionários. O objetivo principal deste trabalho foi identificar alternativas para redução do consumo de papel na agência do Banco do Brasil em Lages (SC), sendo utilizado o estudo de caso para sua execução, através da aplicação de questionário aos funcionários e estagiários localizados na agência. As principais sugestões foram rever as rotinas de impressão, utilizando impressões frente/verso, imprimir o estritamente necessário, reutilizar folhas como rascunho, fazer arrecadação de papéis para reciclagem e direcionálos para entidades beneficentes e a revisão de processos a serem efetuados pelo Banco.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14107
Arquivos Descrição Formato
000649854.pdf (389.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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