Repositório Digital

A- A A+

Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "física moderna e contemporânea no ensino médio"

.

Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "física moderna e contemporânea no ensino médio"

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "física moderna e contemporânea no ensino médio"
Outro título A review on the “Modern and Contemporary Physics at High School” research area
Autor Ostermann, Fernanda
Moreira, Marco Antonio
Resumo Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio” realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.
Abstract This paper presents a review of the literature regarding the subject “Modern and Contemporary Physics (MCP) at secondary school level” based on research papers, textbooks, master’s and doctoral’s dissertations, curriculum projects, and internet papers, approaching this topic. This review focus on publications targeting the teaching of physics and includes the first studies in this line of research published in the late seventies. Six large categories of studies were identified. Among them, it was possible to identify a clear concentration of studies presenting MCP topics as popularization of science or as bibliographical reference for high school teachers. Just a few studies were found concerning students’ misconceptions about MCP topics as well as regarding classroom proposals with actual learning outcomes.
Contido em Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./abr. 2000), p. 23-48
Assunto Ensino de física : Ensino médio
[en] High school physics
[en] Modern and contemporary physics
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/141158
Arquivos Descrição Formato
000294300.pdf (119.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.