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dc.contributor.advisorRuas, Roberto Limapt_BR
dc.contributor.authorMiltersteiner, Marcelo da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:14:02Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14117pt_BR
dc.description.abstractO “Acordo de Basiléia” foi criado em 1988, por um comitê de Bancos Centrais e entidades regulatórias de diversos países. O objetivo do acordo foi estabelecer normas internacionais para determinar os recursos próprios mínimos dos bancos, resolvendo distorções nas suas avaliações de risco e liquidez. Após os escândalos norte-americanos com os casos da Worldcom e da Enron, o governo dos Estados Unidos sancionou a Lei Sabarnes/Oxley, que visa gerenciar de forma mais segura os balanços financeiros das organizações. A lei vale também para empresas brasileiras de capital aberto com ações na Bolsa americana. Em 2003, foi estabelecido um conjunto de diretrizes ambientais e sociais usado para avaliar e conceder empréstimos a grandes projetos de infra-estrutura, segundo critérios da International Finance Corporation (IFC), subsidiária do Banco Mundial para a concessão de crédito. Tais diretrizes foram denominadas: Princípios do Equador. Desde então, grande parte das Instituições Financeiras passaram se comprometer em respeitar este conjunto de critérios sócio-ambientais e de responsabilidade social. Compromissos como estes, tendem a se multiplicar uma vez que a competitividade aumenta e as sociedades tornam-se mais fiscalizadoras e cobradoras. Para liderar estas transformações e entender as novas regras, as empresas precisam se atualizar e escolher um time de profissionais qualificados e até especializados. Neste estudo, procuraremos analisar as mudanças que estão ocorrendo, neste sentido, dentro do BB e identificar o perfil dos funcionários do banco. Desde 2002, o BB foi dividido em Pilares Negociais, com o objetivo de melhor atender a Pessoas Físicas; Empresas e Governo. Apartir daí, foi criado um nível de atendimento personalizado para cada setor da economia, com profissionais mais bem treinados e qualificados para atender Empresas do Segmento Corporate; Clientes Private (alta renda); e Governo em suas diversas esferas - Federal, Estadual, Municipal e Judiciário. A nova política de desenvolvimento do BB preconiza o Plano Individual de Carreira, que tem como objetivo oferecer a todos funcionários oportunidades para o crescimento pessoal e profissional. O BB propõe-se a preparar os funcionários para administrar sua vida profissional, fundamentada nos conceitos da empregabilidade, isto é, oferecendo capacitação e acesso a experiências profissionais para competir por novas oportunidades no banco ou fora dele. Resta-nos averigüar, se estas oportunidades estão sendo aproveitadas por todos os funcionários do banco ou se está mais concentrada em um Pilar Negocial. A principio observa-se um grande comprometimento com o aprendizado por parte dos funcionários do Pilar Atacado. Ao longo deste trabalho iremos averiguar se podemos confirmar essa afirmação.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectAtendimento ao clientept_BR
dc.subjectPolítica de desenvolvimentopt_BR
dc.subjectBanco do Brasilpt_BR
dc.titleEspecialização. É hora de mudança no perfil do funcionário do setor financeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coHaro, Daniel Garciapt_BR
dc.identifier.nrb000649868pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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