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Influência de projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional de escolares do ensino fundamental

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Influência de projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional de escolares do ensino fundamental

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Título Influência de projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional de escolares do ensino fundamental
Outro título Interdisciplinary educational project influence on physical activity usual and nutritional status of primary school education
Autor Carlan, Carolina Braz
Orientador Soares, Felix Alexandre Antunes
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Atividade física
Ensino fundamental
Estado nutricional
Projeto pedagógico
Promoção da saúde
[en] Health promotion
[en] Interdisciplinary projects
[en] Nutritional status
[en] Physical activity
Resumo Diante do elevado número de crianças e adolescentes apresentando o sedentarismo, sobrepeso e obesidade, é fundamental que temas envolvendo a promoção da saúde sejam integrados no contexto escolar. Devido aos hábitos inadequados quando se refere a um estilo de vida saudável, a inatividade física e o excesso de peso podem acarretar fatores de risco para a saúde do indivíduo. Com base nesse pressuposto o estudo teve como objetivo analisar se projetos pedagógicos desenvolvidos interdisciplinarmente pelos professores influenciam na prática de atividade física e mudanças no estado nutricional em escolares do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados em março e dezembro de 2012 (pré e pós-teste). Utilizou-se, para averiguar a frequência da atividade física habitual, um questionário e para o estado nutricional foi realizado um levantamento a partir da relação do índice de massa corporal (IMC) com a idade e sexo do escolar. Empregou-se estatística descritiva (frequência e percentuais) e, para identificar as relações entre as variáveis, à estatística inferencial (paramétrica e não paramétrica). Durante o decorrer do ano formaram-se dois Grupos (A e B) de alunos e professores para desenvolver projetos temáticos voltados para a promoção da saúde, dessa forma a análise também foi realizada de acordo com os grupos. Observou-se que ocorreu diferença significativa entre o pré e pós-teste na frequência semanal da atividade física habitual do Grupo A, já o estado nutricional não se notou melhora. No Grupo B não se evidenciou nenhuma mudança em relação ao estado nutricional, frequência semanal de atividade física e correlação entre essas variáveis. Portanto a frequência semanal de atividade física do Grupo A pode ter aumentado pela participação dos alunos nos projetos interdisciplinares desenvolvidos pelas professoras envolvendo conhecimentos sobre a prática de exercícios, já que os do Grupo B participaram do projeto referente ao desjejum pela manhã.
Abstract Faced with the high number of children and adolescents presenting physical inactivity, overweight and obesity, it is essential that issues involving health promotion are integrated in the school context. Because of inadequate habits when it comes to a healthy lifestyle, physical inactivity and being overweight can cause risk factors for an individual's health. On that basis the study aimed to examine whether developed interdisciplinary educational projects by teachers influence the physical activity and changes in the nutritional status of schoolchildren from the 5th to 9th grade of elementary school. Data were collected in March and December of 2012 (pre and post-test). We used to ascertain the frequency of physical activity, a questionnaire and nutritional status was a survey from the relationship of body mass index (BMI) at the age and sex of the school. The descriptive statistics (frequency and percentage) and to identify the relationships between variables, inferential statistics (parametric and non-parametric). During the course of the year they formed two groups (A and B) of students and teachers to develop focused thematic projects for the promotion of health, thus the analysis was also performed according to the groups. It was observed that there was a significant difference between pre and post-test in the weekly frequency of physical activity of the Group, as the nutritional status not noticed improvement. In Group B there was no evidence any change in relation to nutritional status, weekly frequency of physical activity and correlation between these variables. So the weekly frequency of physical activity of the Group A may have increased the participation of students in interdisciplinary projects developed by teachers involving knowledge of the exercise, as the Group B participated in the project for the breakfast in the morning.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/141276
Arquivos Descrição Formato
000992871.pdf (671.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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