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Exigências burocráticas : estudo das conseqüências nas contratações das operações de crédito

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Exigências burocráticas : estudo das conseqüências nas contratações das operações de crédito

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Título Exigências burocráticas : estudo das conseqüências nas contratações das operações de crédito
Autor Centeno, Maria Cristina Vianna
Orientador Lamb, Roberto
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Crédito
Estratégia : Finanças
Inadimplência
[en] Bureaucratic requirements
[en] Credit
[en] Credit operations
Resumo Este trabalho apresenta o levantamento das conseqüências das exigências burocráticas nas operações de crédito em instituições financeiras. Foram analisadas as principais dificuldades nas operações de crédito, as exigências burocráticas que os clientes têm maior dificuldade em atender, aquelas consideradas mais necessárias, as que mais dificultam a agilidade nas contratações, aquelas que mais contribuem para a minimização da exposição ao risco de crédito e as meramente formais. Também foram elencados os percentuais de operações perdidas pela falta de agilidade nas contratações devido às exigências burocráticas e os percentuais das operações contratadas com falta de alguma destas exigências burocráticas e que ficaram inadimplentes. Foi feito um estudo de caso de uma empresa que possuía todos os requisitos para a contratação de uma operação de crédito, com exceção de uma exigência burocrática, sendo impedida de por quatro vezes de concluir a contratação. Os critérios de concessão de crédito e as exigências burocráticas têm por finalidade minimizar perdas com a inadimplência, mas se a exigências burocráticas necessárias para o cálculo da capacidade de pagamento do cliente, a sua avaliação e o conhecimento do cliente forem eficientes, então, o índice de inadimplência poderá ser reduzido evitando perdas do capital emprestado e, também, de clientes.
Abstract This work shows the survey of the bureaucratic requirements consequences in credit operations in financial institutions. It had been analyzed the main difficulties in the credit operations, the bureaucratic requirements that the customers have greater difficulty in taking care of, those considered more necessary, the ones that make the agility to contract more difficult, those that contribute more to minimize the exposition to credit risk and the mere formal ones. It has also been picked the lost operations percentages due to lack of agility during the act of contract because of bureaucratic requirements, and the percentages of the contracted operations with lack of some of these bureaucratic requirements which became defaulters. A study of case was done about a company that owned all the requirements to contract a credit operation, except one bureaucratic requirement, being inhibited, due to that, for four times, to conclude the contract. The purpose of credit given criteria and bureaucratic requirements is to minimize losses with the insolvency, but if the necessary bureaucratic requirements for the calculation of the customer capability of payment, its evaluation and, the customer knowledge are efficient, then, the insolvency index could be reduced, avoiding loaned capital losses and, also, customer’s losses.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14131
Arquivos Descrição Formato
000649888.pdf (700.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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