Repositório Digital

A- A A+

A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes

.

A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A utilização do laboratório de informática, pelos professores do ensino fundamental, como recurso pedagógico análise do caso da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes
Autor Pereira, Marlon Anfrizio
Orientador Ehrenbrink, Dolores Verruck
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino fundamental
Laboratório de informática
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Computer lab
[en] Continuing teacher education
[en] Information technology and communication
[en] Media in education
Resumo O presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais as limitações que estão colocadas na utilização do Laboratório de Informática, como recurso pedagógico, por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual. Nossa pesquisa teve uma abordagem quantitativa referente ao instrumento aplicado para os professores, e qualitativa nos instrumentos aplicados ao Serviço de Supervisão Escolar e Direção da Escola. A análise dos instrumentos revelou a fragilidade da escola na utilização dos laboratórios de Informática como recurso pedagógico, sendo que a maior limitação, apontada pelo grupo de professores, foi a falta de formação continuada. Para fazer frente a essa necessidade, nosso estudo apresentou para o coletivo da escola um conjunto de ações, que de forma articulada, pretende qualificar o processo de formação dos professores do Ensino Fundamental.
Abstract This research aimed to investigate what limitations are placed on the use of the Computer Laboratory, as an educational resource for teachers in the elementary school, in a state public school. Our study was a quantitative approach regarding the instrument used for teachers, and qualitative tools used in the School Supervision Service and School Direction. The analysis revealed the fragility of the instruments of the school, the use of computer labs as a teaching resource, with the main limitation, as suggested by the group of teachers was the lack of continuing education. To meet this need, our study showed the collective of the school, a set of actions that a coordinated way, attempting to qualify the process of training teachers in primary schools.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141369
Arquivos Descrição Formato
000990963.pdf (233.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.