Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorFranco, Nelza Jaqueline Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141418pt_BR
dc.description.abstractA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não é mais novidade na educação, vivemos na era da cultura digital, do compartilhamento de grande quantidade de informações. À escola, cabe promover o uso das ferramentas de comunicação disponíveis a fim de proporcionar o letramento digital de seus educandos e fazer com que consigam organizar e sistematizar as informações transformando-as em conhecimento. Através deste trabalho, investiguei como o uso de um dos recursos da Web 2.0, o blogue, é utilizado pedagogicamente no Ensino Fundamental. Por meio de um estudo netnográfico, foram analisados oito blogues de turmas de escolas públicas de diferentes regiões brasileiras. Pode-se destacar que a utilização do recurso possibilita aos educandos o aprimoramento de processos de leitura e escrita, em função dos elementos de interação, a própria motivação pelo uso dessa tecnologia que favorece a autoria e a socialização das produções realizadas. As possibilidades de interação inerentes à ferramenta a caracterizam como um grande suporte para a prática construtivista.pt_BR
dc.description.abstractThe use of Information and Communication Technologies (ICTs) is nothing new in education, live in an age of digital culture, sharing of large amounts of information. At school, responsible for promoting the use of communication tools available to provide computer literacy of their students and they can do with organizing and classifying information by transforming them into knowledge. Through this work we investigated how the use of a Web 2.0 resource, the blog is used pedagogically in elementary school. Through a netnography study, we analyzed eight blogs classes in public schools in different regions. It may be noted that use of the resource allows students to process improvement in reading and writing, on the basis of the interaction, the very motivation for the use of this technology that facilitates the authoring and the socialization of production conducted. The interaction possibilities inherent in the tool to characterize it as a great support for constructivist practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectWeb 2.0en
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies in educationen
dc.titleA prática pedagógica apoiada por mídias web 2.0 no ensino fundamental : estudo do uso de blogpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990996pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples