Repositório Digital

A- A A+

Fluência digital e formação de professores : estudo de caso na E.E.E.F. Monsenhor Roberto Landell de Moura

.

Fluência digital e formação de professores : estudo de caso na E.E.E.F. Monsenhor Roberto Landell de Moura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fluência digital e formação de professores : estudo de caso na E.E.E.F. Monsenhor Roberto Landell de Moura
Autor Moschen, Maria Elita Furlan
Orientador Konrath, Mary Lúcia Pedroso
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino de primeiro grau
Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital fluency
[en] New technologies of information and communication
[en] Teacher training
Resumo Esta monografia investigou sobre como está a preparação dos professores para lidar com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC’s que estão chegando às escolas. Neste sentido, buscou-se referencial teórico que trata da fluência digital e da mediação pedagógica. A temática surgiu do interesse de estudar e propor modificações na realidade escolar. O contexto de estudo envolveu 22 professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Roberto Landell de Moura, situada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados do questionário sobre fluência digital. O questionário contou com questões divididas nas categorias Identificação, Acesso as NTIC’s, Uso das NTIC’s, Interação através do uso das NTIC’s, Conhecimento e uso das NTIC’s na Prática pedagógica, Autoavaliação e Livre. A partir do questionário aplicado pôde-se concluir que os professores estão em processo de alfabetização digital, isto é, conhecem e utilizam o básico no que diz respeito aos recursos proporcionados pela informática. No que diz respeito ao uso das NTIC’s na prática pedagógica, isto não ocorre ainda porque os professores se sentem inseguros quanto a sua utilização. Desta forma, é preciso que estes professores adquiram competências e habilidades para uso e apropriação destes recursos podendo a escola ajudá-los a partir da proposição e encaminhamento dos professores a cursos de formação que propiciem a construção destes conhecimentos.
Abstract This monograph investigated on the preparation of teachers to cope with new information and communication technologies that are coming to schools. In this sense, we sought theoretical framework that deals with digital fluency and pedagogic mediation. The theme came from the interest to study and propose changes in the school. The context of the study involved 22 teachers from the State Elementary School Monsignor Roberto Landell de Moura, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul The methodology used was case study and it consisted of constructing a theoretical framework, construction, implementation and analysis of the results of a questionnaire on digital fluency. The questionnaire had questions divided into categories as Identification, Access to New Information Technologies and Communication, Use of New Information Technologies and Communication, Interaction through the use of New Information Technologies and Communication, Knowledge and Use of New Information Technologies and Communication Practice teaching, Self evaluation and Free. From the questionnaire used we can be concluded that teachers are in the process of digital literacy, in other words, they know and use the basics regarding the resources provided by computer technology. Regarding to the use of ICT's in teaching practice, it does not happen because teachers still feel insecure about their use. Thus, it is necessary that these teachers acquire skills and abilities for the use and, and then the school can help them from the proposition and routing of teachers in training courses that facilitate the construction of such knowledge.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141432
Arquivos Descrição Formato
000990715.pdf (1.521Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.