Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Janete Sanderpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ivana Gamba Andreoli dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:48Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141444pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades da utilização do blog como uma ferramenta pedagógica. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de tornar a escola mais próxima da realidade de seu aluno, que vive intimamente integrado com as tecnologias e faz uso constante da internet e das novas mídias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando em autores ligados à educação, o embasamento teórico para a realização deste trabalho. A partir do pesquisado, por esta autora, professora especializada na área da matemática e, no momento, exercendo cargo diretivo em escola pública estadual, pode-se delinear o blog como recurso e estratégia pedagógica, mostrando em cada uma destas formas de utilização do blog as diferentes possibilidades de aplicação em educação. Torna-se evidente neste estudo que o blog pode servir como uma ferramenta de promoção e interação e de colaboração entre os pares, e que está à disposição de professores e alunos para novas possibilidades de construção coletiva de conhecimento. Sugere-se, para concluir, a necessidade de se criar projetos de utilização do blog no meio escolar, em vista de sua potência à integração entre professores e alunos, e à interdisciplinaridade, pois promove o uso colaborativo da linguagem na produção textual escrita, aproximando diferentes áreas e disciplinas curriculares, beneficiando os processos de aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at identifying the possibilities of using the blog as an educational tool. This research is justified by the need to get the school closer to the students reality and needs, who already lives intimately integrated with technology and makes constant use of the Internet and the new media. To this end, we performed a qualitative study, looking into authors’ inquiry linked to education and the technologies for the theoretical basis to support this work. As searched by this author, a teacher specialized in Mathematics and acting as a deputy headmistress in a public school in Porto Alegre, RS, Brazil, at the moment, the use of a blog can be delineated either as a pedagogic resource or strategy in the classroom teaching, showing different uses of blog application as possibilities in education. It becomes highlighted in this study that a blog can serve both as a tool for promoting interaction and collaboration among peers, as well as used as a pedagogic resource to encourage new possibilities for the collective construction of knowledge. At last, it is suggested the utilization of blogs in interdisciplinary and collaborative projects, promoting language production while approaching different areas and subjects in the school curriculum to the benefit of students’ learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia in educationen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectBloggingen
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectPeer contributionen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleBlog em educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989763pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples