Repositório Digital

A- A A+

Vídeo como ferramenta educacional : desafios e possibilidades

.

Vídeo como ferramenta educacional : desafios e possibilidades

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vídeo como ferramenta educacional : desafios e possibilidades
Autor Deckert, Claudia Alexandra Lichston
Orientador Foohs, Marcelo
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Ensino fundamental
Professor
Tecnologia educacional
Vídeo
Resumo Dentre as tecnologias incorporadas à educação está o vídeo, que se tornou uma das mais utilizadas pela facilidade de acesso, porém seu uso muitas vezes é superficial, não aproveitando todas as possibilidades educativas desta ferramenta. Não basta colocar os equipamentos na escola, é preciso que o professor conheça e experimente estes novos aparatos tecnológicos para então se sentir seguro em utilizá-los como mais um recurso na construção do conhecimento. Este estudo analisa o papel da Escola, do professor e do aluno no processo de ensino aprendizagem e o uso do vídeo como instrumento pedagógico, estimulando a pesquisa e a criação, o trabalho em grupo e desenvolvendo o senso crítico do aluno. A pesquisa foi realizada, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se a pesquisa descritiva de natureza qualitativa, com levantamento de dados junto aos professores lotados nesta escola e alunos da 5ª e 8ª séries. Os questionários foram distribuídos a todos os professores que lecionam nas séries finais (5ª a 8ª), e a 10 alunos de cada série citada. Por meio dos dados obtidos, pôde-se concluir que a maioria dos professores utiliza diferentes materiais em vídeo como uma ferramenta de aprendizagem, porém o uso deste como recurso criativo pelos alunos é muito pouco aproveitado, sendo que estes demonstraram grande interesse em trabalhar com produção e edição de vídeo. A produção de material em vídeo pelos professores também não é um recurso utilizado como auxiliar em sala de aula.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141487
Arquivos Descrição Formato
000991974.pdf (282.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.