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dc.contributor.advisorWoiciechoski, Lediane Raquelpt_BR
dc.contributor.authorPlocharski, Elena Turskipt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:09:17Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141534pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada através de consulta bibliográfica buscando apresentar informações relevantes para o aprofundamento e compreensão das formas de utilização do rádio como ferramenta educacional. A motivação para a escolha do tema baseia-se na vivência pedagógica no exercício da atividade de professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guaíba - 12ª Coordenadoria Regional de Educação – Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo o foco será o rádio tradicional, sua linguagem e gêneros. A possível contribuição do rádio na integração de componentes curriculares com as vivências dos educandos e educadores. Este estudo foi realizado mediante a seguinte pauta: contextualização do estudo apreciando o Rádio e sua relação com a Educação com base em políticas públicas que visam à aprendizagem apropriada à série e ampliação da jornada escolar com o intuito de promover a escolarização aliada à aprendizagem conectada à vida; apresenta as características e peculiaridades da linguagem utilizada pelo rádio – a linguagem radiofônica - regionalismo, hora certa, agilidade, individualidade, instantaneidade e sensorialidade bem como, os diversos gêneros radiofônicos que a compõe - publicitário ou comercial; jornalístico ou informativo; musical; dramático ou ficcional e o educativo-cultural; explora o uso do rádio e sua relação com a construção da autonomia do aluno além de apontar segundo o referencial pesquisado, possibilidades para o uso do rádio na educação e elencar possibilidades para uso da linguagem radiofônica na construção da autonomia do aluno. O rádio, ao longo de sua existência, provou ser um meio eficaz de comunicação. Um artefato que depende diretamente da palavra na forma escrita, do discurso oral, do som, da imagem estática ao mesmo tempo em que exige competências e habilidades para usar esses recursos para comunicar com eficiência através de sua linguagem. É capaz de envolver o ouvinte e de estimular a sua imaginação ao ponto de levá-lo a participar da transmissão por meio de um “diálogo mental” estabelecido com o emissor da mensagem. Esse “encantamento” acontece em função da utilização de vários gêneros radiofônicos bem como da combinação desses gêneros com o propósito de criar programas e mensagens destinados para públicos distintos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleO rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988561pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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