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Barreiras na formação de consórcios de exportação de micro e pequenas empresas brasileiras

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Barreiras na formação de consórcios de exportação de micro e pequenas empresas brasileiras

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Título Barreiras na formação de consórcios de exportação de micro e pequenas empresas brasileiras
Autor Chiumento, Ludmila Monteiro Pícoli
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Consórcio de exportação
Marketing de serviços
Micro e pequenas empresas
Redes de cooperação
Resumo As micro e pequenas empresas reunidas de forma integrada, através de redes de empresas, têm melhores oportunidades e maior potencial de sucesso, com conseqüente aumento da competitividade. A coletividade das informações, a redução de custos e o conhecimento de novos mercados através da exportação são alguns destes benefícios. A pequena empresa atuando de forma individualizada não é mais modelo para o futuro. Inseridas em ambientes cada vez mais competitivos, as micro e pequenas empresas, na maioria das vezes, apresentam certas dificuldades, tais como obter melhores preços e vantagens na compra de matérias-primas e componentes, custos de participação em feiras, custos de marketing, custos de treinamento da mão-de-obra, atualização tecnológica, acesso a linhas de credito e financiamento, custos envolvidos na exportação de produtos, entre outras. A melhor saída para as MPEs (micro e pequenas empresas) que querem fazer parte do mercado internacional, assumindo uma posição de empresa exportadora, é constituírem redes de empresas, cooperando entre si. Redes de empresas, como o consórcio de exportação, são importantes comprovados instrumentos eficazes para a promoção comercial e vendas de produtos nacionais no exterior. O pouco conhecimento sobre o processo e os procedimentos de exportação é uma barreira, entre outras várias, que precisa ser vencida pelas micro e pequenas empresas para conquistar o mercado internacional e se tornarem competitivas. A cultura para exportação ainda é restrita no país e pouco explorada. Muitas empresas deixam de ampliar seus negócios devido à falta de conhecimento sobre os mecanismos de exportação que, no primeiro momento, podem parecer burocráticos, mas que são facilitados com a utilização de ferramentas adequadas e eficientes, como o consórcio de exportação. Os empresários nacionais, especialmente o micro e pequeno, ainda resistem à cultura de associativismo, achando que é um luxo pertinente somente para grandes empresas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14162
Arquivos Descrição Formato
000649859.pdf (309.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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