Repositório Digital

A- A A+

O uso de imagem em tarefas pedagógicas de português como língua adicional

.

O uso de imagem em tarefas pedagógicas de português como língua adicional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de imagem em tarefas pedagógicas de português como língua adicional
Autor Soardi, Paula Arduim
Orientador Schlatter, Margarete
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de língua portuguesa
Imagem : Educação
Língua adicional
[en] Additional language
[en] Preparatory task
[en] Visual aids
Resumo O objetivo deste trabalho é propor tarefas preparatórias com o uso de imagens para o curso de Compreensão Oral I, destinado a alunos de nível básico de português como língua adicional do Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste trabalho, pretendo discutir as características de tarefas preparatórias elaboradas para auxiliar os alunos a compreender o vocabulário e o contexto de materiais audiovisuais sem a necessidade de recorrer ao dicionário ou a uma outra língua adicional, sempre que isso for possível. As tarefas preparatórias apresentadas visam a ativar o conhecimento prévio, afim de que os alunos possam criar expectativas sobre o vídeo que vão assistir. Baseandose na perspectiva de que é essencial que os alunos tenham contato com aspectos linguísticos e contextuais culturalmente relevantes para a compreensão do texto, as tarefas preparatórias buscam também sensibilizar os alunos para a atribuição de sentidos a partir de diferentes perspectivas culturais. Para a elaboração de tarefas preparatórias, é necessária uma seleção de imagens que seja relevante para o desenvolvimento das atividades de compreensão, além da escolha de enunciados que estejam de acordo com o nível de proficiência dos alunos e da bagagem de recursos linguístico-discursivos que o aluno possa usar no desenvolvimento das tarefas de compreensão.
Abstract This study aims to develop preparatory tasks with the use of visual aids for the course of Listening I, offered for basic-level students of Portuguese as an additional language in the Program of Portuguese for Speakers of Other Languages at the Federal University of Rio Grande do Sul. In this paper, I discuss the characteristics of preparatory tasks designed to help students to understand the vocabulary and the context of audiovisual materials without the use of dictionaries or other additional languages, whenever this is possible. The tasks designed aim at activating previous knowledge so that students can create expectations about the video they will watch. Based on the pressuposition that it is essential for students to have contact with linguistic and contextual aspects culturally relevant for their understanding of the text, the preparatory tasks are also designed to make students aware of different cultural perspectives to attribute meaning. In order to design preparatory tasks, it is necessary to make a selection of pictures that are relevant for the development of the listening activities, in addition to the right choice of write instructions that are appropriate to the students' level of proficiency and provide linguistic and discursive resources useful for the students’ development of the tasks.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141676
Arquivos Descrição Formato
000992769.pdf (1.201Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.