Repositório Digital

A- A A+

A inclusão da amostragem de girinos em inventariamentos e monitoramentos de fauna. Qual a vantagem dessa amostragem em relação aos anuros adultos?

.

A inclusão da amostragem de girinos em inventariamentos e monitoramentos de fauna. Qual a vantagem dessa amostragem em relação aos anuros adultos?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A inclusão da amostragem de girinos em inventariamentos e monitoramentos de fauna. Qual a vantagem dessa amostragem em relação aos anuros adultos?
Autor Dalssotto, Rafael Ricardo
Orientador Colombo, Patrick
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Especialização em Inventariamento e Monitoramento de Fauna.
Assunto Anuros
Herpetologia
Licenciamento ambiental
Resumo Os anfíbios formam um dos grupos com maior diversidade, sendo o Brasil, o país com maior número de espécies. Este grupo é também um dos que mais vem sofrendo com os impactos antrópicos e por ocuparem diversos ambientes úmidos podem ser bioindicadores da qualidade do ambiente. Como caracterização da diversidade de espécies de um determinado local, a diversidade (riqueza, composição e abundância) de anuros pode ser melhor estimada por meio da amostragem de girinos, por permanecerem mais tempo no corpo d’água e ainda em épocas em que os adultos não apresentam atividade de vocalização, como por exemplo, no inverno. Desta forma, a abordagem aos girinos em inventariamentos de anfíbios pode representar melhor a diversidade de anuros em determinadas épocas, auxiliando no diagnóstico e avaliação dos impactos ambientais de empreendimentos. O objetivo deste trabalho foi, através de levantamento bibliográfico, comparar a riqueza e composição de ambientes com e sem a inclusão dos girinos na amostragem. Os resultados de artigos publicados, bem como de trabalhos técnicos, indicam que para a maioria dos estudos, foram poucas as espécies registradas somente na fase de girinos. Ainda assim, ressalta-se a importância da inclusão dessa fase nos inventariamentos de fauna para estudos expeditos, como os comumente aplicados a processos de licenciamento ambiental, visto que, a grande maioria dos estudos concentra-se em períodos curtos com poucos meses de amostragem. Nesses casos, ao avaliar e identificar a presença destes girinos, pode-se aumentar a lista de espécies, e com isso, diagnosticar de forma mais completa os impactos de um determinado empreendimento.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141920
Arquivos Descrição Formato
000983808.pdf (167.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.