Repositório Digital

A- A A+

Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia

.

Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
Outro título Level assessment of scientific literacy biology students
Autor Rivas, Marcela Ines Espinoza
Orientador Moço, Maria Cecília de Chiara
Co-orientador Junqueira, Heloisa
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Alfabetização científica
Biólogos
Formação profissional
[en] Biologist graduation
[en] Science education
[en] Science literacy
Resumo A razão desta pesquisa centra-se na necessidade de construir um conceito acerca da qualidade da alfabetização científica oferecida aos alunos do Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pretende-se, neste trabalho, comparar e analisar o grau de alfabetização científica entre ingressantes e concluintes, considerando as seguintes dimensões: natureza da ciência, impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica, criado e validado pelos pesquisadores Rudiger C. Laugksch e Peter E. Spargo, em 1996. Entre outros resultados, pode-se afirmar que a média de acertos dos estudantes foi de 78,4% e as médias dos ingressantes e concluintes não diferiram significativamente entre si (α=0,05). Em síntese, pode-se afirmar que essa pesquisa fornece subsídios para promover melhorias no ensino da Ciência e da Tecnologia neste curso de graduação.
Abstract The reason to create this research is the construction of a concept about the quality of the scientific literacy offered to the Biology students from the Federal University of Rio Grande do Sul. We intend to analyze and compare the degree scientific literacy between freshmen and students from the last semester, considering the following dimensions of scientific literature: nature of science, impact of science and technology on society and science content knowledge. To achieve this purpose, we used the Basic Scientific Literacy Test, created and validated by the researchers Rudiger Laugksch C. and E. Peter Spargo, in 1996. According to results, we can afirm that the average students score was 78,4%, and the averages score between freshmen and last semester students do not differ significantly (α=0,05). In summary, we can say that this research provides subsidies to promote investments in the teaching of science and technology in this degree course.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/142165
Arquivos Descrição Formato
000991083.pdf (508.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.