Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJardim, Denise Fagundespt_BR
dc.contributor.authorMuller, Paulo Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2016-06-04T02:09:21Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142276pt_BR
dc.description.abstractEsta tese analisa diferentes representações da província angolana de Cabinda como um lugar definido por múltiplas mediações e caracterizações de sua vocação social, política, econômica e cultural, construídas em disputas por sua incorporação a diferentes projetos coloniais e póscoloniais. Com base em material etnográfico produzido em trabalhos de campo realizados em Cabinda, observei o modo como diferentes interlocutores me apresentaram sua “realidade” a partir de avaliações e interpretações de práticas e símbolos considerados tradicionais. O imperativo de divulgar as tradições cabindas assenta-se, por sua vez, em um discurso de “desolação cultural” da província construído concomitantemente à evidenciação de sua situação colonial. Entretanto, diferentes atores utilizam representações de Cabinda mediadas por saberes coloniais como fontes de reconhecimento do trabalho de divulgação das tradições feito por antepassados. O argumento desta tese é o de que este “uso” das representações coloniais é constitutivo de uma perspectiva pós-colonial sobre o conceito de tradição.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes representations of the Angolan province of Cabinda as a place defined by multiple mediations and characterizations of its social, political, economic, and cultural vocation, constructed in disputes for its embedding in distinct colonial and postcolonial projects. Through the analysis of ethnographic material produced in fieldworks conducted in Cabinda, I observed the ways different interlocutors presented their “reality” by assessing and interpreting practices and symbols viewed as traditional. The imperative of disclosing Cabinda traditions stems from a discourse of “cultural desolation” in the province constructed in concur with the evincing of its colonial situation. However, different social actors use representations of Cabinda mediated by colonial views as sources for the recognition of the work of disclosing traditions made by ancestors. The argument of this thesis is that this “use” of colonial representations constitutes a postcolonial perspective on the concept of tradition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectCabinda (Angola)en
dc.subjectColonial situationen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectPostcolonialityen
dc.subjectEthnography and mediationen
dc.subjectHistoricidadept_BR
dc.subjectTraditionen
dc.subjectAngolapt_BR
dc.titleHistoricidade, pós-colonialidade e dinâmicas das tradições : etnografia e mediações do conhecimento em Cabinda, Angolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000992710pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples