Repositório Digital

A- A A+

Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho

.

Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
Outro título Computational models in physics teaching : a framework
Autor Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
Moreira, Marco Antonio
Resumo No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física.
Abstract The purpose of the present paper is to present a theoretical framework to promote and assist meaningful physics learning through computational models. Our proposal is based on the use of a tool, the AVM diagram, to design educational activities involving modeling and computer simulations. The idea is to provide a starting point for the construction and implementation of didactical approaches grounded in a coherent epistemological view about scientific modeling.
Contido em Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 341-366
Assunto Diagramas AVM
Ensino de fisica
Modelagem computacional
Simulação computacional
[en] Computational modeling
[en] Computer simulations
[en] Physics education
[en] Scientific modeling
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/142349
Arquivos Descrição Formato
000871814.pdf (981.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.