Repositório Digital

A- A A+

Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica

.

Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
Autor Reinisch, Gustavo Machado de Araujo
Orientador Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Assunto Afetividade
Desenvolvimento moral
Epistemologia genética
Teatro : Educação
Teatro do oprimido
[en] Affection
[en] Education
[en] Genetic epistemology
[en] Moral development
[en] Theater
Resumo A pesquisa tem por objetivo identificar processos de desenvolvimento de estruturas de conhecimento em experiências de estudantes de teatro, quando viabilizado como componente curricular na Educação Básica. O estudo pauta-se na teoria de Piaget e nas pedagogias de Viola Spolin e Augusto Boal. Na perspectiva da Epistemologia Genética, o processo de desenvolvimento da inteligência é abordado na interdependência entre afetividade e cognição, e o conhecimento, é fator privilegiado pela interação entre sujeitos. A partir da ênfase em aspectos interacionais sociais, é traçada uma aproximação entre os conceitos de conhecimento e alteridade. É realizada uma análise de experiências discentes, através do conceito piagetiano de afetividade, apoiado em sua teoria do desenvolvimento moral. Impressões e vivências dos estudantes de teatro na Escola Pública foram coletados a partir de um experimento de ensino viabilizado neste contexto, através de relatos e registros discentes produzidos a partir de atividades teatrais desenvolvidas nas aulas do componente curricular Arte no Colégio Estadual de Ensino Médio Padre Rambo, em Porto Alegre, no ano de 2015. Processos de desenvolvimento são identificados à passagem dos sentimentos interindividuais aos sentimentos sociais e ao surgimento de conflitos entre caracteres de estádios iniciais e avançados do desenvolvimento moral. Através de evidências de estímulos da atividade teatral a esses processos, são reconhecidas contribuições do estudo de teatro para o desenvolvimento das estruturas de conhecimento dos sujeitos de forma abrangente, tanto no aspecto afetivo como no cognitivo.
Abstract This research has the goal of evidenciate contribuitions of the study in theater to the development of knowledge structures of the subjects, when available in a regular discipline in Basic Education, with basis on Piaget’s theory and Viola Spolin’s and Augusto Boal’s pedagogy conceptions. In the perspective of Genetic Epistemology, the process of intelligence development is taken by the interdependence between affection and cognition, and knowledge, as a factor privileged by the interaction between subjects. By this enfasis in social interacional aspects, an aproximation is set between the concepts of knowledge and Otherness. An analisis of students experiences is made trough the piagetian concept of Afection, supported by his Moral Development theory. Impressions of theater students in Public School where collected in an experiment of education set in this specific context, using testimonials and registrations produced by the students from the activities developed in drama classes, inside de discipline Arts, in Colégio Estadual de Ensino Médio Padre Rambo, in Porto Alegre, in 2015. Development processes are recognized in the passage of interindividual fellings to social feelings as in the emerging of conflicts between carachteristics of inicial and advanced fases of Moral Development. This way, in the evidence of stimulation caused by theater activities to this processes, contributions of theater study for the development of knowledge structures are recognized in a general way, so as in affection as in cognition.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/142634
Arquivos Descrição Formato
000994641.pdf (875.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.