Repositório Digital

A- A A+

Aspectos da construção da autonomia na ação educativa do PEAD

.

Aspectos da construção da autonomia na ação educativa do PEAD

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aspectos da construção da autonomia na ação educativa do PEAD
Autor Falcetta, Antônio Paim
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria em Educação a Distância.
Assunto Aluno
Autonomia
Ensino à distância
Professor
Resumo Apontando o desenvolvimento da autonomia como um conceito e uma prática pedagógica fundamentais, buscou-se (a) contextualizar o processo das políticas públicas brasileiras para a educação contemporânea até a EAD, nos moldes atuais, como um suporte para a formação educativa e para a inclusão digital, e (b) também analisar a produção dessa categoria no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFRGS. A autonomia é compreendida como espaço de dialogia e autoria, condição para a produção de identidades, expressão das culturas locais, busca de estratégias relevantes e reconhecimento do sujeito enquanto ator ativo no processo de constituição social, econômica, moral. Considerando a pesquisa desenvolvida, concluiu-se que a EAD pode promover metodologicamente o incremento da autonomia, especialmente no âmbito do PEAD, dada a sua natureza intrinsecamente metapedagógica.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/142857
Arquivos Descrição Formato
000993819.pdf (150.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.