Repositório Digital

A- A A+

Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS

.

Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
Autor Zílio, Cátia
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria em Educação a Distância.
Assunto Aluno
Autoria
Diálogo
Intervenção
Portfólio
Resumo Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Para a análise foram utilizadas as produções, de um grupo de quinze alunas do Pólo de São Leopoldo, publicadas nos blogs-portfólio, acompanhadas das intervenções da tutoria e das relações desencadeadas por essas. A classificação dos diferentes modos de relação entre a intervenção do tutor, a produção da aluna e a relação desta com seu blog-portfólio, a partir de três categorias de análise e classificação dos retornos das alunas-cursistas, que são designadas como: Silenciamentos, Endereçamento Direto (por ratificação ou por retificação) e Endereçamento Indireto, levou a duas constatações. Em outras palavras, a análise dos modos de endereçamento produzidos pelas alunas possibilitou concluir sobre a importância das intervenções da tutoria para a construção da autoria das alunas e os modos diferentes a partir dos quais as alunas constituem seu lugar de autoras do discurso pedagógico.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/142863
Arquivos Descrição Formato
000993700.pdf (290.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.