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dc.contributor.advisorYates, Denise Balempt_BR
dc.contributor.authorBorges, Michele do Amarantept_BR
dc.date.accessioned2016-06-23T02:12:07Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142914pt_BR
dc.description.abstractO tema superdotação vem instigando inúmeros autores a buscarem cada vez mais conceitos de inteligência e consequentemente entender como se dá a construção desta habilidade. Justamente por isso, o pensar sobre a forma com que as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/S) são avaliadas torna-se de grande relevância, pois a falta de identificação ou o diagnóstico inadequado podem trazer grandes consequências para a vida acadêmica, afetiva e social do indivíduo. Este trabalho procurou possibilitar a análise de alguns testes psicométricos, respondidos por 30 crianças e adolescentes com AH/S, demonstrando a relação existente entre os resultados destes e os instrumentos utilizados nos núcleos de atendimento as AH/S. A partir disso chegou-se à conclusão de que a avaliação destes indicadores deve ser realizada de forma precoce, tanto em meninas quanto em meninos, buscando a valorização das características que são individuais de cada sujeito. A partir dos dados coletados conclui-se que há a possibilidade de utilização de instrumentos psicométricos padronizados na avaliação de AH/S, porém não como única ferramenta, mas sim juntamente com outros questionários, embasando ainda mais a identificação e melhorando o atendimento dessas pessoas. Percebeu-se também a importância da criação de novos instrumentos que possibilitem a avaliação fidedigna dos indicadores, para que cada vez menos crianças, adolescentes e adultos sofram com a falta de identificação e atendimento, sentindo-se frustrados e diferentes dos demais, sem entendimento da sua potencialidade e deixando de lado o que de melhor poderiam contribuir para a sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.titleA relação entre o processo de avaliação psicométrica e avaliação processual em alunos com altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000993008pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


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