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O uso da CIF na avaliação neuropsicológica de um criança com traumatismo cranioencefálico (TCE)

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O uso da CIF na avaliação neuropsicológica de um criança com traumatismo cranioencefálico (TCE)

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Título O uso da CIF na avaliação neuropsicológica de um criança com traumatismo cranioencefálico (TCE)
Autor Oliveira, Juliana Camini
Orientador Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Neuropsicologia
[en] Child TBI
[en] ICF
[en] Neuropsychological assessment
[en] Neuropsychological rehabilitation
Resumo A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é composta por cinco componentes envolvendo as funções e estruturas do corpo, atividade e participação e o contexto ambiental, considerando a funcionalidade e a incapacidade do indivíduo em virtude da doença. Este estudo teve como objetivo realizar a avaliação neuropsicológica de uma criança de 6 anos acometida por lesões difusas devido a traumatismo cranioencefálico (TCE), com extensão no hemisfério direito, nas regiões temporais e frontais há um ano. Utilizou-se como análise das potencialidades e limitações o método proposto pela CIF. Os resultados da avaliação neuropsicológica demonstraram que a criança apresenta lentidão de pensamento da informação, dificuldades atencionais, alteração da linguagem e limitações visuoespaciais. Apresentou comprometimento na memória, aprendizagem, funções executivas, déficits comportamentais, capacidade crítica, julgamento e controle da impulsividade. A partir da CIF, a criança apresenta comprometimentos envolvendo as funções e estruturas do corpo relacionada as funções mentais e o cérebro. Em detrimento ao cérebro, houve mudanças qualitativas na estrutura da cabeça e membros superiores e inferiores do lado esquerdo com posição desviada. Na atividade e participação, a criança necessita de supervisão e auxílio pela dependência em tarefas e demandas gerais, mobilidade, cuidados pessoal, vida doméstica, relações interpessoais e comunicação. O ambiente familiar pode ser uma barreira ou um facilitador por envolver moradia, transporte, saneamento básico e alimentação. A criança necessita de reabilitação com profissionais da área da saúde e pontencialização da família com o objetivo de favorecer o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, conforme preconiza a CIF.
Abstract The International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) consists of five components involving the body functions and structures, activities and participation and the environmental context, considering the functionality and the individual's disability from the disease. This study aimed to make the neuropsychological assessment of a 6 year old affected by diffuse lesions due to traumatic brain injury (TBI), extending in the right hemisphere, in the temporal and frontal regions a year ago. It was used as an analysis of the potential and limitations the method proposed by the ICF. The results of neuropsychological assessment showed that the child has information slowness of thought, attentional difficulties, change of language and visuospatial limitations. Showed impairment in memory, learning, executive functions, behavioral deficits, criticism capacity, judgment and impulse control. From the ICF, the child has commitments involving body functions and structures related mental functions and the brain. The detriment to the brain, there qualitative changes in the structure of the head and upper and lower limbs with the left shifted position. In activity and participation, the child needs supervision and assistance by reliance on general tasks and demands, mobility, personal, domestic life care, interpersonal relationships and communication. The family environment can be a barrier or a facilitator for involving housing, transportation, sanitation and food. The child needs rehabilitation with health care professionals and family pontencialização in order to promote the cognitive, emotional and social development of the child, as recommended by the ICF.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/142934
Arquivos Descrição Formato
000992944.pdf (387.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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