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Estudo dos potenciais evocados auditivos de longa latência e potencial cognitivo em indivíduos afásicos

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Estudo dos potenciais evocados auditivos de longa latência e potencial cognitivo em indivíduos afásicos

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Título Estudo dos potenciais evocados auditivos de longa latência e potencial cognitivo em indivíduos afásicos
Outro título Study of auditory evoked potentials of late latency and cognitive potential in aphasic individuals
Autor Berticelli, Amanda Zanatta
Orientador Sleifer, Pricila
Co-orientador Brandão, Lenisa
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Assunto Afasia
Audição
Eletrofisiologia
Potenciais evocados auditivos
[en] Aphasia
[en] Auditory
[en] Electrophysiology
[en] Event-related potentials
[en] Evoked potentials
[en] Hearing
Resumo Objetivo: Analisar os achados do potencial evocado auditivo de longa latência (PEALL) e cognitivo (P3) em indivíduos afásicos. Método: Foram avaliados 17 indivíduos afásicos em decorrência de acidente vascular encefálico (AVE), com média de 63,4 anos, por meio dos PEALL e P3. Resultados: Dos 17 indivíduos, apenas 11 obtiveram as ondas P1 e N1, 10 apresentaram a onda P2 e apenas seis apresentaram as ondas N2 e P3. Foram encontradas associações quando correlacionados os achados do PEALL com gênero, idade, escolaridade e caracterização da afasia. Não houve correlação com o tempo de ocorrência do AVE e a realização de terapia fonoaudiológica prévia à avaliação. Conclusão: Os PEALL e P3 demonstraram-se uteis e importantes na avaliação de indivíduos afásicos.
Abstract Objective: To analyze the findings of the auditory evoked potentials of late latency (LLAEP) and cognitive (P3) in aphasic individuals. Methods: Seventeen aphasic individuals due to a stroke, with a mean age of 63.4, were evaluated through LLAEP and P3. Results: Of the 17 individuals, only 11 got the waves P1 and N1, 10 presented the wave P2 and only six presented the waves N2 e P3. Associations were found when correlated the findings of LLAEP with gender, age, education and characterization of aphasia. There was no correlation with the time of presentation of stroke and completion of speech therapy before evaluation. Conclusion: The LLAEP and P3 have proved useful and important for evaluating aphasic individuals.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/143154
Arquivos Descrição Formato
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