Repositório Digital

A- A A+

Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico

.

Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
Outro título Implications of a Direct Realist view for PAM-L2 : theoretical and methodological challenges
Autor Alves, Ubiratã Kickhöfel
Silva, Adelaide H.P.
Resumo Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate “Segunda Língua” vs. “Língua Estrangeira”; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio “percepção”-“inteligibilidade”. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2.
Abstract In this article, we discuss the theoretical tenets of the direct realist and ecological approach that guide the Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2), (BEST, TYLER, 2007), aiming to highlight the core assumptions and the theoretical and methodological challenges deriving from this model. We address the following aspects: (i) the harmony between the theoretical basis employed in PAM-L2 and the performance of laboratory studies; (ii) the explanatory power of the model when dealing with the process of grapho-phonic-phonological transfer; (iii) the ecological approach and the debate between ‘Second’ and ‘Foreign’ Language Acquisition; (iv) the use or not of the model in perceptual training studies; (v) the ecological approach and the discussions on ‘speech perception’- and ‘intelligibility’. We believe that the present discussion may raise awareness among L2 researchers about the core theoretical bases which guide this perceptual model.
Contido em Revista do GEL. Araraquara, SP. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 107-131
Assunto Aquisição de segunda língua
Língua estrangeira
[en] Direct realism
[en] Ecological approach to perception
[en] SL/FL Acquisition
[en] Speech perception
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143965
Arquivos Descrição Formato
000997612.pdf (626.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.