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Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica

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Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica

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Título Influência da educação a distância e presencial na aprendizagem e percepção de estudantes de atenção farmacêutica
Outro título Influence of distance and face to face education on pharmaceutical care students learning and perception
Autor Gossenheimer, Agnes Nogueira
Orientador Castro, Mauro Silveira de
Co-orientador Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.
Assunto Atenção farmacêutica
Avaliação da aprendizagem
Educação à distância
Educação presencial
Farmacia : Ensino superior
[en] Comparative studies
[en] Distance education
[en] Methodological triangulation
[en] Pharmacy education
Resumo Muitas alterações têm ocorrido na última década na educação da área da saúde, com o intuito de formar profissionais que possam ter um olhar humanístico e possam trabalhar no Sistema Único de Saúde. O Curso de Farmácia também sofreu modificações, devido às reformas curriculares, incluindo disciplinas como a de Atenção Farmacêutica (Atenfar). A atenção farmacêutica é uma nova subárea do conhecimento agregada ao currículo dos cursos de farmácia com as novas diretrizes curriculares. Como disciplina foi inserida há poucos anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande Sul, sendo seus conteúdos divididos em 3 disciplinas: Atenção Farmacêutica I, Atenção Farmacêutica II e Atenção Farmacêutica III. Desde o início a Atenção Farmacêutica II buscou aplicar metodologias ativas no ensino presencial e a distância. No ano de 2012 a metodologia a distância foi adotada parcialmente na disciplina, sendo que os alunos tiveram metade das aulas no modelo presencial e metade a distância e segundo o tema a ser abordado. A disciplina realizou avaliações no início e no final do semestre com o intuito de avaliar se ocorreu diferenças na aprendizagem dos alunos devido a utilização da modalidade EAD ou presencial, bem como o que os mesmos alunos pensam sobre essas duas modalidades. Para realizar esta pesquisa utilizou-se o método quanti-qualitativo de triangulação, com o intuito de se avaliar os aspectos envolvidos com o desempenho, satisfação e percepção do aluno. Como resultados, foi encontrado que o EAD é tão eficiente quanto o presencial neste contexto estudado. Os alunos apresentaram satisfação pelo EAD de uma forma maior que pelo presencial. Além disso, o desempenho dos estudantes foi maior no EAD.
Abstract Many changes have been occurred in the last decade in the health education area, in order to form professionals who can have a humanistic look and can work in Brazilian Public Health System. Pharmacy Course also has changed due to curricular reforms, including disciplines such as Pharmaceutical Care. Pharmaceutical Care is a new subfield of knowledge aggregate the curriculum of pharmacy with the new curriculum guidelines. How discipline was inserted a few years ago at the Faculty of Pharmacy, Federal University of Rio Grande do Sul, and its contents divided into three disciplines: Pharmaceutical Care I, Pharmaceutical Care II and Pharmaceutical Care III. From the beginning the Pharmaceutical Care II sought to apply active methods in face to face and distance classes. In the year 2012 the distance learning methodology was adopted in part on the discipline, with half of the students had classes face to face classes and half distance learning classes, and according to the topic being discussed. The course evaluations conducted at the beginning and end of the semester in order to assess whether differences occurred in student learning because the use of distance learning mode or face to face, as well as what students think about these two modalities. To conduct this research, we used the triangulation quantitative and qualitative method, in order to evaluate the issues involved with the performance, satisfaction and perception of the student. As a result, it was found that the distance learning is as efficient as the face to face in this study context. Students were satisfied by the distance learning in a way greater than the face to face. In addition, student performance was higher in distance learning.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/144045
Arquivos Descrição Formato
000918245.pdf (432.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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