Repositório Digital

A- A A+

Personagens jornalistas no seriado The Newsroom

.

Personagens jornalistas no seriado The Newsroom

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Personagens jornalistas no seriado The Newsroom
Autor Trisch, Jéssica Camargo
Orientador Strelow, Aline do Amaral Garcia
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo
Jornalista
The Newsroom (Série de televisão)
[en] Characters
[en] Journalism
[en] Journalists
[en] Narrative
[en] Series
[en] The newsroom
Resumo Os jornalistas são personagens frequentes na ficção, principalmente pela correspondência das características da profissão com os elementos atrativos para a composição de uma narrativa. Esta monografia analisa como ocorre a construção da representação dos jornalistas na primeira temporada do seriado The Newsroom, do canal HBO. Para tanto, foram usadas técnicas da análise pragmática da narrativa e o estudo das personagens. Procurou-se entender as características que compõem a construção das personagens e mapear os elementos jornalísticos presentes no enredo. Apesar da tendência à humanização das personagens principais, os jornalistas em The Newsroom são construídos como heróis que têm adesão total às características nobres da profissão. Assim, ao longo dos 10 episódios analisados, sua principal missão é lutar contra as diretrizes mercadológicas da empresa em nome da função social de informar bem os cidadãos.
Abstract Journalists are frequently represented in fictions because of the characteristics of the professions that correspond to attractive elements to the construction of narrative. This monograph analyses how the representation of journalists happens in the first season of HBO series The Newsroom. For that, have been used technics of pragmatic analyses of narrative and the study of characters. We looked for understand the composition of the characters and point the elements of journalism present in the plot. Despite the tendency to humanize the main characters, journalists in The Newsroom are built like heroes who have full adhesion to noble characteristics of the profession. Thus, during the 10 episodes analyzed, its main task is oppose the marketing guidelines of the company on behalf of the social function of well informing the citizens.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/144247
Arquivos Descrição Formato
000998958.pdf (356.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.