Repositório Digital

A- A A+

O design do site Omelete: jornalismo, cultura pop e experiência do usuário

.

O design do site Omelete: jornalismo, cultura pop e experiência do usuário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O design do site Omelete: jornalismo, cultura pop e experiência do usuário
Autor Dellazeri, Henrique Neitzke
Orientador Gruszynski, Ana Claudia
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Interface gráfica
Jornalismo online
Omelete (Site)
Resumo Esta pesquisa tem por objetivo mapear as mudanças na interface do desktop site Omelete para verificar, com base no design de experiência do usuário, de que forma as características do webjornalismo se manifestam no objeto. Para isso, identifica os principais aspectos do web design de 17 capturas de tela da homepage do site, situadas no período 2000, ano de criação do Omelete, a 2016. Por meio da revisão bibliográfica, apresentam-se os principais conceitos relativos ao jornalismo, com ênfase naquele praticado na web; e sistematiza-se o design de experiência do usuário, composto por cinco planos. A partir do quadro teórico, confeccionam-se dois instrumentos de avaliação do web design utilizados para a coleta de dados, que são analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados evidenciam (1) forte investimento em multimidialidade com ênfase na produção em vídeo; (2) a importância da hipertextualidade como elemento agenciador da memória; (3) as limitações da interatividade na homepage; (4) a presença da instantaneidade nos sistemas de navegação, que privilegiam a maneira como os usuários encaram o conteúdo; e (5) a ausência de personalização, no sentido de customização do conteúdo, e da ubiquidade na página inicial. Além disso, avaliou-se que (6) a articulação de elementos do design como paleta de cores, logotipo e tipografia agencia a identidade do site, vinculando cultura pop e público nerd. Por fim, (7) respeitar as convenções do web design desponta como necessidade diante de impasses na usabilidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/144250
Arquivos Descrição Formato
000998956.pdf (9.575Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.