Repositório Digital

A- A A+

Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente

.

Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
Autor Charczuk, Simone Bicca
Orientador Traversini, Clarice Salete
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia: Licenciatura.
Assunto Formação de professores
Licenciatura
Psicologia : Ensino
Resumo A psicologia é uma disciplina presente nos diversos cursos de licenciatura, porém pouco se tem discutido sobre sua repercussão na formação docente. Neste trabalho qualitativo exploratório aborda-se a importância que as disciplinas de psicologia têm na formação de futuros docentes, a partir das concepções de alunos de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo 84 alunos (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), com idades variando entre 18 e 44 anos (x = 25 anos) e cursando diferentes semestres. Os alunos responderam a um questionário. As respostas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos alunos (90%) considerou estas disciplinas de suma importância para o seu fazer docente e 54% mencionaram que todos os conteúdos destas disciplinas são relevantes para a formação. Conteúdos considerados importantes e mais mencionados foram: compreender os alunos e suas dificuldades, desenvolvimento – Piaget e Freud, teorias e processos de aprendizagem. As críticas em relação ao ensino da psicologia ficaram centralizadas nas metodologias de ensino utilizadas pelos professores. De acordo com os alunos, as metodologias mais utilizadas são: aulas expositivas e teóricas, seminários e discussões, leitura de textos e trabalhos em grupo. Quando questionados sobre como eles consideram que os conteúdos deveriam ser trabalhados, os alunos responderam: com mais práticas e trabalhos de campo, de uma forma teórico-prática, trazendo exemplos e que deveriam ser disponibilizadas mais disciplinas para maior aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa pode-se perceber que os alunos consideram a psicologia como disciplina importante na sua formação, porém a forma como ela vem sendo ministrada recebe críticas. Nesse sentido, consideram-se necessários novos estudos que visem propor modificações nas metodologias de ensino da psicologia na formação de professores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147066
Arquivos Descrição Formato
000998118.pdf (143.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.