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A experiência do estágio curricular nos serviços de atenção primária à saúde na formação do cirurgião-dentista : um estudo catográfico

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A experiência do estágio curricular nos serviços de atenção primária à saúde na formação do cirurgião-dentista : um estudo catográfico

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Título A experiência do estágio curricular nos serviços de atenção primária à saúde na formação do cirurgião-dentista : um estudo catográfico
Outro título The internship experience in primary health care services in the formation of dental surgeon : a cartographic study
Autor Silva, Aline Klanovicz
Orientador Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Assunto Educacao odontologica
[en] Curriculum
[en] Education dental
[en] Higher education
[en] Oral health
[en] Primary health care
[en] Unified health system
Resumo Introdução: A realização de estágios curriculares no Sistema Único de Saúde (SUS) tem se mostrado de suma importância por possibilitar a intermediação entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as mudanças curriculares iniciadas em 2005 no curso de graduação em Odontologia e baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram um projeto pedagógico de curso consoante com o panorama político nacional. Destacaram-se, nessas mudanças, os estágios curriculares em diferentes serviços de atenção à saúde do SUS. Objetivo: Analisar, por meio da cartografia, a experiência do estágio curricular supervisionado nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) para a formação do cirurgião-dentista, na perspectiva de uma estudante de graduação da UFRGS. Metodologia: Estudo cartográfico de abordagem qualitativa desenvolvido por uma estudante de graduação em Odontologia da UFRGS, durante o período do estágio curricular da graduação em Odontologia nos serviços de APS. A coleta de dados utilizou a ferramenta de diários de campo, escritos pela estudante de forma sequencial, durante um semestre letivo, sobre a experiência no estágio curricular na APS tanto no cenário de prática – Unidade de Saúde da Família de Porto Alegre – quanto nos momentos de concentração com a turma, em sala de aula. A interpretação dos relatos qualitativos utilizou a estratégia da análise de conteúdo de Bardin. O projeto foi aprovado pela Comissão de Pesquisa (COMPESQ) da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Resultados: A experiência no estágio curricular na APS registrada nos diários de campo possibilitou à estudante pesquisadora narrar, participar e intervir a qualquer momento, dando vazão a inúmeras possibilidades de percepções, sentimentos e análises. Destas análises emergiram as seguintes categorias: o primeiro contato com o novo espaço físico; o papel do preceptor, a territorialização, a integração ensino-serviço-comunidade e ferramentas como o planejamento estratégico e a educação em saúde. O reconhecimento de novos espaços de aprendizagem marcou o ponto inicial da descoberta do mundo do trabalho para a estudante, apresentando a realidade extramuros. O preceptor cirurgião-dentista firmou-se, neste novo espaço, como um ator de incalculável importância, pois foi a partir dele que houve o primeiro contato com o serviço, além de ter sido o elo fundamental para a inserção da estudante-pesquisadora no contexto da equipe multiprofissional. No processo de territorialização, a estudante finalmente reconheceu os espaços nos quais realiza a produção do cuidado, e percebeu que, estes não se constituem mais como locais inanimados, mas fazem parte da composição e construção das realidades em saúde das populações. Em relação ao processo de integração ensino-serviço-comunidade e as ferramentas de ensino-aprendizagem, a estudante afirma, exemplificando sob inúmeros aspectos, que esta integração de fato ocorreu diante do modelo pedagógico proposto, e superou as suas próprias expectativas. Tal integração trouxe a possibilidade não só de um constante escambo de ensinamentos trazidos da vivência em campo para as discussões dentro da sala de aula, como também trouxe contribuições teóricas ao cotidiano do trabalho, tornando possível a qualificação do serviço no contexto do SUS. Considerações finais: O estágio trouxe a perspectiva de autoconhecimento e ensejou a descoberta de novos caminhos profissionais, se tornando mais que uma experiência física, mas também emotiva e sensorial.
Abstract Introduction: The accomplishment of traineeships in the Unified Health System (SUS) has been shown to be of paramount importance for enabling the intermediation between the academic world and the world of work. At the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), curricular changes initiated in 2005 in the course of studies in dentistry and based on the National Curriculum Guidelines, established a pedagogical project of course according with the national political landscape. Stood out in these changes, the traineeships in different health care services of the SUS. Objective: To analyze by means of cartography, the supervised internship experience in primary health care services (PHC) for the formation of the dental surgeon, a graduate student of UFRGS. Methodology: cartographic Study of qualitative approach developed by a graduate student in dentistry of UFRGS, during the period of the internship graduation in dentistry PHC services. The collection of data used daily tool, written by the student in sequence during a school semester, about the experience in the curricular internship in PHC both in practical scenario – family health unit of Porto Alegre – as in moments of concentration with the class, in the classroom. The interpretation of qualitative reports used the strategy of Bardin's content analysis. The project was approved by the Research Committee (COMPESQ) of the Faculty of dentistry of UFRGS. Results: The experience in the curricular internship in APS Journals registered to field student researcher narrate, participate and intervene at any moment, giving vent to numerous possibilities of perceptions, feelings and analysis. Of these analyses emerged the following categories: the first contact with the new physical space; the role of the tutor, the territorialisation, the teaching-service-community integration and tools such as the strategic planning and health education. The recognition of new learning spaces marked the starting point of the discovery of the world of work to the student, showing the reality outside the walls. The preceptor surgeon-dentist established itself in this new space, as an actor of incalculable importance, because it was from him that the first contact with the service, in addition to being the key link to the studentresearcher in the context of the multidisciplinary team. In the case of territorialisation, the student finally recognized the spaces into which carries out the production of the watch, and realized that these do not constitute more as inanimate locations, but are part of the composition and construction of the realities in public health. In relation to the process of integration teaching-service-community and the tools of teaching and learning, the student says, exemplifying under numerous aspects, that this integration actually occurred before the proposed pedagogical model, and exceeded their own expectations. Such integration has brought the possibility not only of a constant exchange of lessons learned from experience in the field for discussions inside the classroom, but also brought the theoretical contributions of the everyday work, making it possible for the qualification of the service in the context of the SUS. Final thoughts: the stage brought the prospect of self-knowledge and resulted in the discovery of new professional paths, becoming more than a physical experience, but also emotional and sensory.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147183
Arquivos Descrição Formato
000999613.pdf (634.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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