Repositório Digital

A- A A+

Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis

.

Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
Outro título Determinants of academic performance : an analysis of the influence of training and professional experience of the students in Accounting Sciences
Autor Moraes, Karoline Brotto de
Orientador Victor, Fernanda Gomes
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ciências contábeis
[en] Accounting theory
[en] Prior training
[en] Professional experience
Resumo O presente estudo buscou identificar fatores determinantes do desempenho discente na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando para tanto dois determinantes: formação técnica, tecnológica ou superior e experiência profissional. A pesquisa se classifica como descritiva, qualitativa e quantitativa, com levantamento por meio de um questionário aplicado ao longo de quatro semestres, entre 2013/2 e 2015/1, à 285 alunos matriculados na disciplina de Teoria da Contabilidade. Os dados oriundos dos questionários foram tabulados com o auxilio do excel e, posteriormente, foram utilizados procedimentos estatísticos a fim de mensurar o impacto dos determinantes de desempenho no conceito final dos discentes. Os resultados demonstram que o determinante formação técnica, tecnológica e superior não impacta no desempenho final dos alunos (conceito), ao passo que experiência profissional pode afetar negativamente os discentes da disciplina.
Abstract This study aimed to identify how prior knowledge of students affects their performance in the discipline Theory of Accounting course Accounting Sciences from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), through two determinants: technical training, technological or higher and professional experience. The research is classified as descriptive, qualitative and quantitative, a survey through a questionnaire administered in half of 2013/2 and 2015/1,the 285 students enrolled in the Theory of Accounting discipline. Data from the questionnaires were tabulated with the help of excel and later statistical procedures were used to measure the impact of performance determinants in the final concept of the students. The results show that the determining prior training does not impact the final performance of the students (concept), whereas work experience can negatively affect the students of the discipline.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147298
Arquivos Descrição Formato
000999557.pdf (784.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.