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Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer

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Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer

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Título Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
Autor Oliveira, Anderson Castro de
Orientador Araujo, Ives Solano
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Licenciatura.
Assunto Ensino de fisica
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar a experiência de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizada pelo aluno Anderson Castro de Oliveira, autor do presente trabalho. O estágio foi realizado em duas escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A primeira o Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, devido à greve dos professores estaduais a experiência foi concluída no Instituto Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer. Será apresentado ao longo deste trabalho o relato das observações, o planejamento de aula e o relato de regência realizada em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado foi a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, como método de ensino foi aplicado o Peer Instruction (ou Instrução pelos Colegas – IpC). O estudo dos movimentos foi o conceito central para o planejamento das aulas que abarcaram conceitos relevantes da Cinemática.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147559
Arquivos Descrição Formato
000999209.pdf (3.286Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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