Repositório Digital

A- A A+

O brinquedo simbólico como uma narrativa

.

O brinquedo simbólico como uma narrativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O brinquedo simbólico como uma narrativa
Autor Vieira, André Guirland
Orientador Sperb, Tania Mara
Data 1997
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento.
Assunto Psicologia do desenvolvimento
Resumo A fim de examinar se o brinquedo simbólico organiza-se numa forma narrativa capaz de desvelar a subjetividade da criança, no presente trabalho é estudado o brincar produzido por três crianças, respectivamente a partir de três estudos de caso. Em cada caso é feita, primeiramente, uma comparação entre as situações d brincar e o esquema narrativo de Todorov. Em seguida, o sentido das narrativas é analisado e comparado com o contexto de vida da criança, segundo a metodologia proposta por jung. Ao final, os resultados dos estudos de caso são comparados. Nosso estudo demonstra que o brinquedo simbólico organiza-se como uma narrativa, mas discute o emprego do conceito de narrativa exclusivamente a partir da narratologia. Isto porque o brinquedo simbólico pode, também, se organizar como uma imagem. Neste estudo, também é mostrado e discutido o modo como a subjetividade da criança aparece no brinquedo simbólico.
Abstract The possibility of simbolic play to be organized as a narrative which would allow for the study of children’s subjectivity is examined in this study through the use of a case study design. The play activity of three individual children constitutes each a study case. To analyse play situations firstly a comparison is made with Todorov’s narrative schema. Secondly, narratives sense is analysed and compared to children’s life contexts following Jung’s procedure. Finally, study case results are compared. The study shows simbolic play as indeed organized in a narrative form, however discusses the use of the concept of narrative exclusively from the standpoint of narratology. Simbolic play can also organize itself as an image. This study shows and discusses as well the manner child’s subjectivity is revealed in simbolic play.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/1478
Arquivos Descrição Formato
000193936.pdf (273.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.