Repositório Digital

A- A A+

O trabalho do assistente social na alta complexidade do sistema único de saúde : a perspectiva de acesso aos direitos

.

O trabalho do assistente social na alta complexidade do sistema único de saúde : a perspectiva de acesso aos direitos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O trabalho do assistente social na alta complexidade do sistema único de saúde : a perspectiva de acesso aos direitos
Autor Ramos, Graziela Dourado
Orientador Lewgoy, Alzira Maria Baptista
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Serviço Social.
Assunto Acesso aos serviços de saúde
Atuação do assistente social
Direitos sociais
Sistema Único de Saúde (SUS)
[en] Access to rights
[en] High complexity
[en] Social work
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o trabalho do assistente social na perspectiva de acesso aos direitos na atenção de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Aborda a construção das políticas sociais e as contradições para o acesso a direitos no contexto capitalista. A política de saúde no Brasil, materializada como política universal, é produto da correlação de forças entre o Estado e os movimentos sociais, impulsionada pelo Movimento da Reforma Sanitária. Esta monografia tem por objetivo dar visibilidade à experiência de estágio junto ao trabalho do assistente social sob a óptica do acesso aos direitos sociais, estratégia profissional fundamental de enfrentamento às expressões da questão social. Para isso utilizou-se como metodologia a análise de conteúdo dos registros elaborados durante o período de vivência do estágio curricular na unidade de Neurocirurgia do Hospital Cristo Redentor em Porto Alegre, tendo como fontes os relatórios finais dos estágios (I, II e III). Além disso, também se elaborou uma pesquisa documental do público-alvo utilizando como fontes de análise os prontuários dos pacientes/usuários com sequelas neurológicas graves participantes do Projeto de Intervenção e de Pesquisa, cujo período de internação foi entre os meses de agosto de 2014 e maio de 2015. Os resultados desta investigação demonstraram que os pacientes/usuários da Neurocirurgia do Hospital Cristo Redentor de Porto Alegre acessam a maior parte dos recursos necessários para a melhor qualidade de vida após uma sequela neurológica. Contudo, alguns recursos não são recebidos, bem como devem ser qualificadas as orientações e os serviços ofertados durante o período da internação, para que se possa atingir o cuidado integral em saúde. Conclui-se que para que o trabalho seja efetivo na perspectiva de acesso a direitos, é necessária uma atuação interdisciplinar e intersetorial articulada na identificação das contradições impostas pela organização política e econômica do sistema capitalista e na identificação de proposições que supere o imediatismo das ações e das contradições do trabalho profissional.
Abstract This project’s purpose is to analyze the function of social worker by the perspective of the access to rights of the high complexity of the Brazilian Health Unic System. Also approach the construction of social politics and the contradictions for the access to rights in a capitalist context. The Brazilian health politics is product from the State and social movements, mainly by the “Movement of Sanitary Reform”. This project’s aims to give visibility to internship experience combined with the work of a social worker by the eyes of social rights. The methodology are analyzes of the records from the internship at Hospital Cristo Redentor’s neurosurgery, in Porto Alegre. A research was also made using medical records from the patients from “Projeto de Intervenção e de Pesquisa” with serious neurological sequelae, admitted to hospital between august 2014 and may 2015. The conclusion is that the patients have access to the most part of the resources for a better life after the squeal. However, some resources are not given. It also has to get better the services available. It is necessary an interdisciplinary and intersectoral approach, so they can identify the contradiction that the politics organization and the economic system has and improve their actions.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148308
Arquivos Descrição Formato
001002733.pdf (1.281Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.