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O impacto da informação no mercado acionário colombiano

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O impacto da informação no mercado acionário colombiano

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Título O impacto da informação no mercado acionário colombiano
Autor Roa, Angélica Maria Lizarazo
Orientador Perlin, Marcelo Scherer
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Gestão da informação
Informação corporativa
Mercado financeiro
[en] Corporate disclosure
[en] Market microstructure
[en] Stock market efficiency
Resumo O propósito dessa pesquisa é estudar a relação entre a revelação de informação corporativa e o comportamento de uma seleção de empresas com fortes políticas de revelação de informação e alto grau de capitalização do Mercado Acionário da Colômbia, para o ano 2014. Mediante esse estudo, é analisada a microestrutura utilizando informação de alta frequência e notícias corporativas publicadas na plataforma de Bloomberg Professional Services. A metodologia de análise para prover evidência da relação foi o estudo de eventos, testando a significância da diferença entre as médias e medianas pré-evento e pós-evento de alguns indicadores de liquidez, retorno e volatilidade. Os resultados permitem concluir que a disseminação de informação tem um impacto sobre a liquidez e a volatilidade do mercado. Percebe-se que no período posterior à publicação das notícias, o tamanho dos bid-ask spreads e a volatilidade do midquote diminui, os investidores negociam em média menores volumes e quantidade de operações e submetem menor quantidade de intenções de compra e venda.
Abstract The purpose of this investigation is to study the relationship between corporate disclosure and the behavior of a selection of companies, with strong disclosure policies and high market capitalization ratio of the Colombian Stock Market, for the entire year 2014. The idea of this investigation is to analyze the market microstructure using high frequency data and corporate information publicized through the Bloomberg professional services platform. The estimation technique to provide evidence of the relationship is the event study, testing the significance of the difference between the pre-event and post-event average and median of some indicators of return, liquidity and volatility. The results prove that the disemintation of information impact the market liquidity and volatility. It is noticed that in the post-event window, bid-ask spreads and volatility of the midquote decreases, traders negociate on average lower volums and number of transactions and submit fewer buy and sell order intentions.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/148317
Arquivos Descrição Formato
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