Repositório Digital

A- A A+

Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões

.

Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atitudes sexistas de professores de educação física durante suas aulas : relatos e reflexões
Autor Hostyn, Victória Leizer dos Santos
Orientador Fonseca, Laura Souza
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
[en] Chauvinism
[en] Education
[en] School
[en] Sexism
Resumo Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra a/o estudante na cultura corporal de movimento bem como, na cultura em geral, nessa perspectiva cabe ressaltar a importância da categoria docente na formação holística das/dos estudantes, preparando-as/os para a vida em geral. Desta forma cabe a reflexão a cerca das atitudes tomadas pelas/os docentes em suas aulas, onde muitas vezes expressam opressões que futuramente podem ser reproduzidos pelas/os estudantes tendo reflexos na sua vida e na sociedade, e vice e versa. Partindo dessa percepção, o objetivo desse estudo é identificar, descrever e problematizar atitudes sexistas tomadas por professores de Educação Física na Escola, na perspectiva de estudantes e ex estudantes. Um estudo descritivo, feito por meio de questionários online. A população é caracterizada por estudantes ou ex estudantes, destes foram retirados fragmentos de repostas para serem analisados.
Abstract Physical Education is understood as a discipline that introduces and integrates the student into the culture of body movement, as well as culture in general. From this perspective, it is essential to highlight the importance of the teaching category in the holistic formation of students, preparing them for life in general. Thus, it is relevant to reflect on the actions taken by teachers in classes, in which they often express oppressions that can eventually be copied by students, having some kind of impact in their lives and in society, and vice versa. Based on this perception, the goal of this study is to identify, describe and discuss sexist attitudes taken by teachers in the School of Physical Education. A descriptive study, made through online questionnaires. The sample is characterized by students or former students randomly chosen in which fragments of their responses were taken for analysis.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148343
Arquivos Descrição Formato
001000490.pdf (618.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.