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Formação acadêmica versus exigências do mercado de trabalho : percepções dos formandos do curso de Ciências Contábeis da UFRGS

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Formação acadêmica versus exigências do mercado de trabalho : percepções dos formandos do curso de Ciências Contábeis da UFRGS

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Título Formação acadêmica versus exigências do mercado de trabalho : percepções dos formandos do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
Autor Viera, Naiane Weber
Orientador Souza, Romina Batista de Lucena de
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Mercado de trabalho
[en] Academic formation
[en] Job market
[en] Perception of the academics
Resumo O profissional contábil vem ganhando o merecido destaque dentro das organizações devido a produzir informações que auxiliam na tomada de decisão nas empresas. Diante disso, exige-se um profissional que seja capaz de atender às demandas impostas pelo mercado de trabalho. Dentro desse contexto, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos formandos do curso de Ciências Contábeis em relação à formação recebida no curso e ao mercado de trabalho em que estão inseridos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com aplicação de um questionário aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que se formam no ano de 2016. Os dados coletados permitiram identificar que o motivo inicial na escolha do curso foi o embasamento para concursos públicos, com a principal dificuldade durante a graduação sendo relacionar a teoria ensinada na sala de aula com a prática do dia a dia, bem como a falta de experiência na área contábil. Quando questionados quanto ao interesse por alguma área para especialização, 25% dos respondentes demonstrou interesse na área tributária, assim como, quando questionados sobre a necessidade de aprofundamento em alguma área durante o curso de graduação, identificou-se uma relação à área tributária. Segundo os acadêmicos, o cenário econômico demonstra boas perspectivas em relação ao mercado de trabalho da carreira contábil. Por fim, 45% dos acadêmicos considera que o curso da UFRGS oferece a formação necessária para o mercado de trabalho, e 97,5% dos alunos recomendariam o curso de Ciências Contábeis da UFRGS. Conclui-se que há uma necessidade de avaliação constante dos cursos de graduação, em especial do de Ciências Contábeis, a fim de averiguar se a formação oferecida está adequada à realidade exigida pelo mercado de trabalho para que, sendo necessária, seja feita uma revisão do currículo oferecido pelo curso.
Abstract Accounting professionals have been gaining the well-deserved highlight within organizations because they produce information which aids in the companies’ decision making process. In light of this, the professional is required to meet the demands of the job market. Within this context, the goal of this study is to identify the perception of graduating students in Accounting regarding the received formation in the undergraduate program and the job market of which they are part. The research is categorized as descriptive with the application of a questionnaire to the academics of the undergraduate program in Accounting of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) that graduate in 2016. The collected data made it possible to identify that the main reason why the program was chosen was in order to acquire previous knowledge for civil service examinations. The main difficulty during the program was establishing relations between the theory taught in the classroom and the daily praxis, as well as the lack of experience within the accounting area. When questioned about their interests in specialization areas, 25% of the respondents demonstrated an interest in the tax area. Similarly, when questioned about the need of further studies in a given area during the undergraduate program, the area was identified to be related to the tax area. According to the academics, the economic scenario shows good perspectives regarding the job market of the accounting career. Finally, 45% of the academics consider that the undergraduate program at UFRGS offers the necessary formation for the job market, and 97.5% of the students would recommend UFRGS’s undergraduate program in Accounting. I conclude that there is a need for undergraduate programs to be constantly evaluated, especially the program in Accounting, so as to ascertain if the provided formation is appropriate for the reality demanded by the job market and to reform, if necessary, the curriculum offered by the program.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148455
Arquivos Descrição Formato
001001015.pdf (482.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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