Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorFerrarezi, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2016-09-27T02:14:35Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148543pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender as causas que levam os alunos do Ensino Médio a não participarem das aulas de Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados a questionamentos feitos pelo autor durante a graduação, os quais buscavam entender o motivo pelo qual muitos alunos não participavam das aulas. O referencial teórico utilizado abordou a juventude, a Educação Física no Ensino Médio e a não participação dos alunos nas aulas. A discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre a temática e as análises apontam que a não participação nas aulas pode ser atribuída a diferentes aspectos, como resistência a mudanças nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em relação as do Ensino Fundamental; relutância a alguns tipos de contato corporal; falta de motivação para a realização das atividades propostas e o significado atribuído a algumas práticas da cultura corporal.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand the causes which lead to High School students not to participate in Physical Education classes. It is a qualitative study and the collection of information was performed through observation, semi-structured type of interviews and field journal. The factors that motivated this research are related to inquiries by the author during the graduation, which sought to understand why many students did not attend classes. The theoretical reference addressed the youth, Physical Education in High School and the non-participation of students in classes. The discussion addressed issues considered important in the reflection on nonparticipation in classes and the analysis show that the non-participation in class can be attributed to different aspects, such as resistance to changes in Physical Education classes in High School in relation to the elementary school ones; reluctance to some types of body contact; lack of motivation to perform the proposed activities and the meaning attributed to some practices of the body culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectNon-participationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleReflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000476pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples