Repositório Digital

A- A A+

A relação entre engajamento no trabalho e absenteísmo em uma organização varejista

.

A relação entre engajamento no trabalho e absenteísmo em uma organização varejista

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação entre engajamento no trabalho e absenteísmo em uma organização varejista
Autor Petroli, Caroline
Orientador Vazquez, Ana Claudia Souza
Data 2016
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Assunto Absenteismo
Psicologia organizacional
Psicologia positiva
Resumo O presente trabalho aborda o tema Engajamento no Trabalho e Absenteísmo, verificando a relação entre os temas e a importância das empresas estarem atentas aos efeitos do absenteísmo e buscarem ações para melhorar esse indicador tão importante. Discorre também sobre Psicologia Positiva nas Organizações. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação do engajamento no trabalho dos colaboradores que faltam e dos que não faltam ao trabalho. Participaram do estudo 107 colaboradores do quadro de pessoal de uma empresa privada do comércio varejista de alimentos, localizada no Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e seis escalas psicométricas para avaliação de engajamento no trabalho, também foram coletados dados sobre absenteísmo com a área de Gestão de Pessoas da empresa. Os principais resultados indicam que há um engajamento mediano dos trabalhadores, que sentem prazer com as atividades que desenvolvem na empresa, e que os colaboradores que faltam voluntariamente apresentaram maior engajamento no trabalho. Aliados às respostas qualitativas dos colaboradores, os dados sugerem que o absenteísmo é utilizado também como uma estratégia de coping.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/148586
Arquivos Descrição Formato
000998215.pdf (314.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.