Repositório Digital

A- A A+

A concepcao e a operacionalizacao de um sistema de informacao de marketing : um caso no setor de rochas ornamentais

.

A concepcao e a operacionalizacao de um sistema de informacao de marketing : um caso no setor de rochas ornamentais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A concepcao e a operacionalizacao de um sistema de informacao de marketing : um caso no setor de rochas ornamentais
Autor Caldieraro, Fabio
Orientador Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
Data 1996
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Sistema de informação : Marketing : Estudo de caso : Rocha ornamental : Tomada de decisão : Rio Grande do Sul
Resumo Este documento constitui uma dissertação de mestrado, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O assunto é uma pesquisa sobre Sistemas de Informações de Marketing (SIM), envolvendo uma revisão da teoria científica atual, uma pesquisa desenvolvimento sobre implementação de um SIM e um relato de caso sobre concepção e operacionalização de um SIM no setor de Rochas Ornamentais. Os principais produtos da pesquisa são: a elaboração de um modelo consolidado de SIM a partir das proposições teóricas atuais; o relato de uma experiência prática de concepção e operacionalização de SIM; o produto SIM em si, específico para o setor contemplado pelo estudo, e uma análise interpretativa dos resultados. As conclusões da pesqmsa indicam que os modelos teóricos atuais geram expectativas que se mostraram inadequadas para a aplicação de um SIM nas organizações estudadas, exigindo uma revisão quanto ao conteúdo informacional, quanto à abrangência e quanto à forma de interação. Adicionalmente, os resultados permitiram gerar uma série de hipóteses sobre SIM, merecedoras de apreciação em estudos futuros.
Abstract This document is a M.S. thesis, a partial requirement to achieve a Master of Science degree in Management from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. This research delves into Marketing lnformation Systems (MkiS). It covers a literature review, a research of MkiS design and implementation, and a case description of concept and implementation of a MkiS in the Natural Stones Industry. There are four main research products: a consolidated model of MkiS from current theories; a case report of a MkiS design and implementation; the MkiS itself, applied to the studied Industry and an interpretative analysis o f the study results. The research findings indicate that the current theories nse expectations to unrealistic leveis, inadequate to guide a MkiS application in the studied organizations. These inadequacies demand a review of informational contents, coverage and mode of interaction. In addition, the findings support the construction of a hypothesis that can be tested in future studies.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/148814
Arquivos Descrição Formato
000187604.pdf (14.80Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.