Repositório Digital

A- A A+

Desenho técnico nível básico a mão livre : um instrumento didático

.

Desenho técnico nível básico a mão livre : um instrumento didático

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenho técnico nível básico a mão livre : um instrumento didático
Outro título Level basic technical drawing hand free : a teaching tool
Autor Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
Roldo, Liane
Resumo O artigo visa um registro histórico e documental acerca do caderno - Desenho Técnico Básico: Fundamentos Teóricos e Exercícios a Mão Livre. Em 1969, devido a reforma universitária em vigor no então governo militar, Bornancini, Petzold e Orlandi Jr desenvolveram um livro, em formato de caderno de exercícios, orientado ao ensino-aprendizagem de desenho técnico. A abordagem dos conteúdos e o planejamento gráfico do material didático constitui síntese da experiência docente e da prática projetual desses professores. O artigo se dispõe ainda a refletir sobre o processo de elaboração desenvolvido pelos autores na época da inserção deste recurso didático e verificar sua validade na contemporaneidade. A metodologia empregada no desenvolvimento do artigo foi consulta bibliográfica, entrevistas com os autores do recurso didático e análise crítico-reflexiva dos dados obtidos durante a pesquisa. Muitos exercícios propostos no instrumento didático, ainda são referência no ensino na atualidade sendo, fundamentalmente, resultado da experiência docente e projetual dos autores.
Abstract The article aims to a historical and documentary record about the notebook - Basic Technical Drawing: theoretical fundaments and freehand exercises. In 1969, due to university reform that was being exercising into the military government, Bornancini, Petzold and Orlandi Jr developed a book in workbook format, oriented to learn technical drawing. The approach of the contents and the planning of graphic design of the material is formed by a synthesis of teaching experience and design practice of these teachers. The article also has to reflect the elaboration process developed by the authors at the time of insertion of this teaching tool and to verify its validity in the contemporary world. The methodology used in the development of the article was bibliographical research, interviews with the authors of teaching resource and critical-reflexive analysis of data obtained during the research. Many exercises proposed in the teaching tool, still are reference in teaching today being fundamentally result of the teaching and architectural design experience of the authors.
Contido em Educação gráfica. Vol. 19, n. 3 (2015), p. 55-66
Assunto Desenho técnico
Design : Ensino
[en] Design
[en] Learning
[en] Technical drawing
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/148934
Arquivos Descrição Formato
000987437.pdf (784.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.